Mostra do historiador João Bento Cucão integra o projeto Câmara Cultural e celebra o Mês da Consciência Negra
Durante todo o mês de novembro, o plenário da Câmara Municipal de Matão abriga a exposição “Revelando Verdades Ocultas”, do historiador e ativista João Bento Cucão. A mostra integra o projeto Câmara Cultural e faz parte das ações em homenagem ao Mês da Consciência Negra.
A exposição reúne um conjunto de obras e narrativas que convidam o público à reflexão sobre episódios históricos, sociais e culturais muitas vezes silenciados ao longo do tempo. Entre os destaques estão os painéis:
- “Nossa Fuzileira, Paula Baiana”, figura histórica notável e “madrinha” do Batalhão Naval da Marinha do Brasil, falecida em 20 de abril de 1935;
- “João Paulo II – Visita à Ilha de Gorée”, que retrata a passagem do Papa pelo Senegal, em 22 de fevereiro de 1992;
- “Cortina da Vergonha Ocidental”, que conta a trágica história de Sarah Baartman, levada da África do Sul para a Europa e exposta nua em circos e praças públicas;
- “Anjo Negro de D. Pedro II”, que narra a trajetória de Rafael, um ex-escravo;
- “Clube do Cupim na Escravidão”, sobre uma importante associação abolicionista criada em Recife, Pernambuco, em 1880;
- “Revolta dos Búzios”, uma das maiores manifestações populares lideradas por pessoas negras em defesa da democracia e da igualdade racial e de gênero.
Com um olhar sensível e crítico, João Bento Cucão utiliza a arte e a história como instrumentos de conscientização e valorização da memória coletiva, promovendo uma profunda conexão entre o passado e o presente.
A exposição “Revelando Verdades Ocultas” pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no plenário da Câmara Municipal de Matão, até o dia 30 de novembro.