Em alusão ao “Abril Azul” – mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, promoveu na noite de terça-feira (15), uma palestra especial com o objetivo de ampliar o diálogo sobre inclusão, respeito e os direitos das pessoas com autismo.
O evento contou com a participação da psicóloga, analista comportamental, especialista em intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual, Paula Poletto, e o diretor da APAE de Matão e do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Matão (CATEAMA), Dr. Luiz Fernando Zuin, que compartilharam informações importantes sobre o Autismo, promovendo o debate e a conscientização da comunidade.
A Câmara também recebeu com a presença de vereadores, servidores públicos, profissionais da saúde, educação e assistência social, além de representantes de instituições que atuam diretamente com o público autista e familiares.
O encontro abordou os aspectos fundamentais no diagnóstico precoce, os desafios enfrentados pelas famílias e a importância das políticas públicas inclusivas. Também foram apresentados dados atuais sobre o crescimento de casos de autismo no país e ações que podem ser adotadas pelo poder público para promover mais acessibilidade e qualidade de vida.
Na parte final, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, tirando dúvidas e compartilhando experiências pessoais e profissionais com o tema.
O evento reuniu vereadores, educadores, profissionais da saúde, estudantes e membros da comunidade interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. O presidente da Escola do Legislativo, Elias Pereira Junior, destacou a importância de abrir espaço para discussões como essa: “A informação é a principal ferramenta para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva”.
O presidente da Câmara, Paulo Bernardi, destacou a importância de eventos como este para sensibilizar a população. “A conscientização é o primeiro passo para a inclusão. O “Abril Azul” nos lembra que cada pessoa com autismo merece respeito, dignidade e oportunidade de viver plenamente em sociedade”, afirmou.