Na tarde da última segunda-feira, 1º de setembro, os vereadores da Câmara Municipal de Matão realizaram uma visita técnica ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as principais demandas da instituição e dialogar sobre possíveis caminhos para fortalecer o atendimento prestado à população.
A visita foi solicitada por meio de requerimento da vereadora Ana Mondini 479/2025 com o intuito de permitir que a direção do hospital apresentasse suas maiores necessidades, visando o possível direcionamento de emendas impositivas municipais da Câmara de Vereadores no orçamento de 2026.
Durante o encontro, os parlamentares foram recebidos pelo Diretor Presidente João Carlos Marchesan, pela Superintendente do Hospital Denise Minelli e pelos diretores Roberto Cadioli, José Carlos Chiozzini e Reginaldo Vedoato. A equipe técnica do hospital, representada por Diego Wagner, gerente de controladoria, expôs dados atualizados sobre o funcionamento da unidade de Pronto Socorro, com ênfase nos horários de pico, crescimento da demanda de atendimentos via SUS e projeções para os próximos anos.
Segundo os dados apresentados, o hospital projeta um aumento de 14,95% em 2025 no número de atendimentos do PS em relação a 2024. Outro ponto de atenção levantado foi o número de atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito: até o mês de agosto de 2025, já foram registrados 240 casos, número que se aproxima do total registrado em todo o ano de 2024, com 279 ocorrências.
Além disso, foi destacado o aumento significativo nos atendimentos de urgência e emergência. Apesar da ampliação no número de médicos contratados pelo município da gestão da rede básica, o hospital ainda enfrenta desafios relacionados ao tempo de espera para os demais pacientes, em razão da crescente complexidade dos casos atendidos.
A Superintendente Denise Minelli também apresentou aos vereadores uma lista de equipamentos necessários para a modernização do polo tecnológico do HCFM, com a devida estimativa de valores e quantidades, reforçando a importância do apoio do poder público para suprir essas demandas.
Durante a visita, os vereadores participaram ativamente do diálogo, fizeram sugestões e discutiram possíveis alternativas diante das situações apresentadas, demonstrando empenho em buscar soluções viáveis para contribuir com a melhoria do sistema de saúde do município.
Estiveram presentes na visita o Presidente da Câmara, vereador Paulo Bernardi, os vereadores Roberto Hiro, Cido Motos, Haroldo Gago, Fabiana Scardoelli e Ana Mondini, além do assessor Tadeo Gimenes, representando o vereador Luiz Manzini.