AO VIVO: Transmissão ao vivo de Câmara Municipal de Matão - Vídeos
ASSISTIR

10 ABR 2019
Dr. Luiz Cerqueira pede segurança 24 horas no Pronto Socorro

Preocupado com a segurança dos funcionários e da população que procura atendimento no pronto socorro de Matão, o vereador Dr. Luiz Cerqueira solicitou ao Executivo Municipal que estude a possiblidade de manter um guarda municipal 24 horas no local, como acontecia em anos anteriores. “É importante a permanência de um guarda municipal no pronto socorro para que a ordem prevaleça e que tanto os funcionários quanto as pessoas que estão aguardando atendimento possam sentir-se seguras”, disse Dr. Luiz.

O vereador também resaltou que nos últimos meses tem aumentado a procura da população por atendimento no pronto socorro, entre vários motivos, a deficiência no atendimento na rede básica de saúde e a suspeita de dengue. Com a superlotação tem acontecido uma demora no atendimento, mesmo porque existem normas que atendem os padrões internacionais, o atendimento prioritário por classificação de risco, sendo necessária a realização de triagem para atendimento médico, o que causa algumas vezes a irritação de pessoas que aguardam o atendimento. “É compreensivo, algumas vezes, a irritação de pessoas que aguardam para serem atendidas, mas existe emergência, atendimento muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente, e mais ou menos 75% das pessoas que procuram o pronto-socorro não necessitam de atendimento imediato ou não estão gravemente enfermas, poderiam ser atendidos na rede básica de saúde. Assim, os protocolos existentes têm como objetivo identificar as pessoas que necessitam de atendimento imediato ou que podem apresentar complicações sérias relacionadas ao seu estado de saúde durante a espera para o atendimento médico”, explica Dr. Luiz.

Portanto, com a classificação do risco feita por um enfermeiro capacitado, os doentes em situação de emergência têm o atendimento priorizado, enquanto os demais terão que aguardar. Esta triagem é representada por cores, cada nível estabelece o tempo de espera seguro para que cada paciente aguarde pelo atendimento médico. O protocolo mais utilizado no Brasil é o MTS (Protocolo de Manchester), que traz os seguintes níveis de prioridade: Vermelho (emergência); Laranja (muito urgente); Amarelo (urgente); Verde (pouco urgente) e Azul (não urgente).

A classificação de risco é uma metodologia sistematizada para avaliar a necessidade de priorização para o atendimento médico. Os protocolos atualmente utilizados foram construídos por meio de metodologia sólida para proporcionarem assertividade ao profissional que realiza tal avaliação. O uso desses protocolos traz segurança ao paciente, que passa a ter o atendimento organizado pela gravidade e não mais pela ordem de chegada ao serviço de saúde.