A Câmara Municipal de Matão conquistou, pela primeira vez, o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela ATRICON, em reconhecimento ao seu desempenho de excelência em 2025. Com índice de 95,27%, o Legislativo matonense atingiu o nível máximo da certificação, destinada apenas às instituições que demonstram rigor e eficiência na divulgação de informações e no acesso público aos dados oficiais.
O PNTP avalia portais públicos de todo o Brasil com base rigorosos critérios de avaliação relacionados à disponibilização de informações essenciais à sociedade, tais como receitas, despesas, folha de pagamento, diárias, processos licitatórios, contratos, convênios, estrutura organizacional e outras informações indispensáveis à efetiva fiscalização social.
A evolução do Legislativo matonense é expressiva:
- 2022: 70,92% – classificação intermediária
- 2023: 87,75% – Selo Ouro
- 2024: 93,77% – Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo
- 2025: - 95,27% - Selo Diamante
O avanço de mais de 24 pontos percentuais desde 2022 evidencia o trabalho técnico, planejamento e comprometimento de toda a estrutura administrativa e da atual gestão da Câmara. Em todo o Estado de São Paulo, apenas 12 Câmaras Municipais alcançaram o Selo Diamante em 2025, posicionando Matão entre as instituições mais transparentes do país.
“Esta conquista é fruto do esforço conjunto de todos os servidores da Câmara Municipal de Matão, que com dedicação, responsabilidade, competência técnica e comprometimento institucional, atuaram diariamente para aprimorar os processos internos, garantir conformidade normativa e assegurar a plena atualização do Portal da Transparência. Parabenizo todos os servidores e diretores da Câmara pela competência e espírito colaborativo, impulsionando as ações necessárias para que a Câmara Municipal de Matão alcançasse este resultado de excelência. Seguimos trabalhando com transparência e responsabilidade para entregar à população um Legislativo cada vez mais acessível e eficiente”, destacou o presidente da Câmara, Paulo Bernardi.