“Inclusão é Respeito!”, este é o tema da campanha que também é uma intervenção no espaço urbano, buscando sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão de pessoas com autismo, deficiências físicas e sensoriais.
A iniciativa do jornal O Boêmio traz a reflexão "Inclusão é respeito. Evolução. Somos todos iguais. Aceitar as diferenças: ser fraterno. Incluir! Querer o bem. Fazer o bem”.
O painel da campanha foi instalado na sexta-feira (19) na grade frontal da sede do Legislativo e propõe um olhar mais humano e solidário em relação a todas as formas de inclusão, sejam elas ligadas à deficiência, gênero, cor, origem, idade ou credo.
Para o idealizador da campanha, jornalista Eduardo Waack, a proposta é interagir com transeuntes e a cidade, sugerindo uma mudança de atitudes que vão desde a vida pessoal até o convívio comunitário. “É nossa pequena contribuição a uma causa que é ao mesmo tempo delicada, silenciosa e dolorida. Pois se as leis brasileiras são abrangentes, falta-lhes aplicação cotidiana. Agradecemos a confiança e incentivo de todos aqueles que participaram da elaboração deste projeto”, afirmou.
O presidente da Câmara, Paulo Bernardi, destacou que a campanha reforça uma pauta prioritária do Legislativo. “Nos últimos anos aprovamos leis que ampliam os direitos das pessoas com TEA, como a implantação do CATEAMA e a criação do Programa de Inclusão de Pessoas com TEA no mercado de trabalho, além da implantação da tradução em Libras nas sessões da Câmara e outras iniciativas que buscam garantir oportunidades justas de participação e desenvolvimento para todos. Inclusão vai além da legislação, é respeito, sensibilização e prática no dia a dia. Apoiar esta campanha é reafirmar nosso compromisso com a dignidade, a diversidade e uma sociedade mais humana”, ressaltou.