Câmara ilumina a fachada em apoio à causa
Embora o mês de setembro esteja chegando ao fim, é fundamental reforçar a importância do Setembro Verde, campanha dedicada à conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Em Matão, a data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, através da Lei nº 5148/2017, de autoria do vereador Luiz Manzini.
A campanha tem como marco principal o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Mais do que sensibilizar, a campanha busca estimular ações práticas que promovam promoção a acessibilidade, o combate ao preconceito, a conscientização sobre o capacitismo e a garantia de direitos.
O presidente Paulo Bernardi destaca que inclusão é uma das pautas prioritárias do Legislativo. “Nos últimos anos aprovamos leis que buscam garantir e ampliar os direitos de pessoas com deficiência como o Programa de Inclusão de Pessoas com TEA no mercado de trabalho, o Programa Selo Cidade Acessível, que incentiva os estabelecimentos públicos e privados a promoverem acessibilidade, a lei Acessibilidade e Movimento, que torna obrigatória a acessibilidade em todos os transportes públicos municipais, o Sistema de Diagnóstico Precoce de Deficiência em recém-nascidos, que assegura exames para identificar deficiências auditiva, visual, motora, mental ou múltiplas e a implantação da tradução em Libras em todas as sessões da Câmara”.