Na quinta-feira, 17 de julho, a Câmara Municipal de Matão promoveu uma sessão solene para a entrega do 3º lote de Títulos de Cidadania Matonense e Honra ao Mérito, honrarias aprovadas em legislaturas anteriores, mas que ainda não haviam sido oficialmente entregues aos homenageados.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Paulo Bernardi, a atual gestão tem priorizado o resgate e a valorização dessas homenagens.
“Nossa gestão criou o hábito de reunir diversas homenagens em uma única sessão solene. É uma forma de valorizar o trabalho da Câmara, encher a Casa de Leis e permitir que todos os homenageados sejam prestigiados pelo público presente. Também resgatamos títulos esquecidos nos arquivos da Casa, permitindo que os homenageados finalmente recebam seu reconhecimento de forma pública”, afirmou.
Durante a cerimônia, receberam o Título de Cidadania Matonense:
- Dra. Nelma Pereira Cabral – indicada pelo ex-vereador Agnaldo Navarro;
- Maria do Carmo Fróes Guidi Malzoni – indicação da ex-vereadora Gisela Maria Tortorello;
- Maria Ester Cassiano – indicada do ex-vereador Agnaldo Navarro;
- Afonso Belo – de autoria do vereador Luiz Manzini;
- Marcos Antonio de Souza (Banzé) – indicado pelo ex-vereador Ednaldo Leão da Rocha (Nau);
- Dr. Kleber Nogueira Cabral – de autoria do ex-vereador Agnaldo Navarro.
A Associação Promocional Movidos Pela Divina Misericórdia, representada pelo ex-presidente Toninho Melges, também foi homenageada com o Título de Honra ao Mérito, por indicação da ex-vereadora Cleuza Salatta de Oliveira.
A sessão solene também contou com mais uma edição do projeto Câmara Cultural, com a participação especial da Companhia de Santos Reis “Padre Marcos Pião”, que emocionou o público ao resgatar a tradição da Folia de Reis por meio de uma belíssima apresentação. Em reconhecimento à sua contribuição cultural, a Companhia recebeu uma Moção de Mérito Cultural, entregue pelo presidente Paulo Bernardi.
“Outra marca do nosso mandato é abrir espaço para que artistas matonenses se apresentem antes das solenidades oficiais. É uma maneira de resgatar, valorizar e preservar a memória cultural do nosso município”, completou o presidente.
A cerimônia foi prestigiada pelos vereadores Luiz Manzini, Ademir de Souza (que representou o prefeito Cido Ferrari), Ana Mondini, Fabiana Scardoelli, além dos ex-vereadores Cleuza Salatta de Oliveira e Ednaldo Leão da Rocha – Nau.