Na noite da última sexta-feira (04), a Câmara Municipal de Matão realizou o lançamento oficial do Projeto Memória Legislativa, uma iniciativa pioneira que promove a digitalização e o acesso público a documentos históricos do Legislativo Matonense, datados desde 1899.
A cerimônia, realizada no plenário da Casa, contou com presença de autoridades, representantes da comunidade espírita e munícipes em geral. Estiveram presentes o presidente da Câmara e idealizador do projeto, vereador Paulo Bernardi, o prefeito Cido Ferrari, o presidente da Use Intermunicipal de Matão, Valentim Aparecido Fernandes, além dos vereadores Ana Mondini, Fabiana Scardoelli, Luiz Manzini, Policial Carmo e Cidinho.
O projeto Memória Legislativa disponibiliza ao público, em formato digital, livros que reúnem atas de sessões, protocolos, ofícios, projetos de lei, resoluções, decretos e outros documentos oficiais de mais de um século de atividades legislativas. O acervo já pode ser acessado por meio do site oficial da Câmara
https://www.camaramatao.sp.gov.br/.
O presidente Paulo Bernardi destacou a importância da iniciativa como ferramenta de valorização da história e ferramenta de cidadania. “A verdadeira grandeza de uma comunidade está na sua capacidade de honrar o passado, valorizar o presente e semear o futuro com responsabilidade, respeito e gratidão. Este é um projeto que idealizei, sonhei e concretizei como presidente desta Casa, mas sobretudo como cidadão apaixonado pela história da minha cidade”.
“São mais de 125 anos de sessões, projetos, decisões e personagens que construíram, com suor, palavra e coragem, o município que hoje temos a honra de servir. Ali estão registrados os primeiros orçamentos, os debates sobre saúde pública, educação, obras, segurança, cultura e justiça. Estão os nomes dos primeiros vereadores, os embates sobre o traçado das ruas, o abastecimento de água, a chegada da luz elétrica, a instalação das escolas e a construção da identidade matonense”, completou o presidente.