As inscrições para a 5ª turma do Parlamento Jovem Matão foram oficialmente abertas nesta quinta-feira, 20 de março, e seguem até o dia 05 de abril de 2025. O projeto, que já se consolidou em Matão, oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o processo legislativo e contribuir ativamente para o desenvolvimento do município.
O Parlamento Jovem é destinado a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio, universitários e jovens que participam de cursinhos populares ou projetos sociais, com até 22 anos. O objetivo é engajar os jovens no processo político, dando a eles uma voz ativa na Câmara Municipal de Matão.
Ao longo do projeto, os participantes terão a oportunidade de vivenciar simulações de sessões na Câmara Municipal de Matão, participar de oficinas para a elaboração de projetos de lei, apresentar suas propostas aos vereadores e realizar uma visita exclusiva à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), para conhecer de perto como funciona o processo legislativo estadual.
“Este projeto é uma excelente oportunidade para os jovens entenderem como funciona a política da nossa cidade e como suas ideias podem contribuir para o futuro de Matão”, afirmou o coordenador da Escola do Legislativo, Elias Caetano Pereira Junior. “É uma experiência enriquecedora que fortalece a democracia e promove a cidadania entre a juventude”, completou Elias.
A vereadora Ana Mondini, autora do projeto de lei que instituiu o Parlamento Jovem em Matão, também enfatizou a importância da iniciativa. "Fico feliz em ver o Parlamento Jovem crescendo e chegando a sua 5ª turma. Os jovens matonenses têm o privilégio de contar com essa ação”, afirmou.
Seleção dos participantes
Serão selecionados 11 jovens parlamentares e 11 suplentes. A escolha dos participantes será feita por meio de dinâmicas e atividades realizadas nas escolas, cursinhos e projetos sociais que se inscreverem. A seleção será coordenada pelos professores e responsáveis dessas instituições.
O presidente da Câmara Municipal de Matão, Paulo Bernardi, afirma que o projeto tem um papel fundamental na formação dos jovens cidadãos: "O Parlamento Jovem Matão oferece uma oportunidade única para que os jovens matonenses compreendam e participem ativamente do processo legislativo de uma forma prática e educativa. Investir na formação de cidadãos engajados politicamente é investir no futuro da nossa cidade, e esses jovens serão peças-chave no desenvolvimento de propostas que visam melhorar a vida de todos", concluiu.
Inscrições e informações
As inscrições podem ser realizadas por meio de um
formulário disponível no site oficial da Câmara Municipal de Matão:
www.camaramatao.sp.gov.br. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com Elias Junior pelo e-mail: escoladolegislativo@camaramatao.sp.gov.br.