Programa "Na Minha Casa tem PET" busca estimular adoções de animais acolhidos pelo Canil
Na noite da última quarta-feira (19), o plenário da Câmara Municipal de Matão foi palco de uma audiência pública que discutiu a criação do programa "Na Minha Casa tem PET”. De autoria do vereador Ademir de Souza, o projeto visa fortalecer políticas públicas voltadas à proteção animal, garantindo um futuro mais seguro para os animais acolhidos pelo município.
A proposta inicial do programa prevê a isenção no IPTU pelo prazo de 12 meses para quem adotar animais do Canil Municipal, além de oferecer três consultas veterinárias, exames e implantação de chip para localização dos animais adotados.
“Nosso objetivo é encontrar soluções práticas para um problema concreto. O Canil Municipal de Matão abriga atualmente mais de 300 animais sob os cuidados do Poder Público, o que exige investimentos constantes em ração, medicamentos e atendimento veterinário. Embora haja um espaço bem estruturado, com profissionais dedicados e o apoio de voluntários e organizações da sociedade civil, é fundamental avançarmos na criação de um programa que incentive a adoção responsável, abrindo vagas para novos resgates”, destacou o vereador Ademir de Souza.
A audiência contou com a presença do presidente da Câmara, Paulo Bernardi, das vereadoras Ana Mondini e Fabiana Scardoelli, além dos vereadores Roberto Hiro, Luiz Manzini, Cidinho e Haroldo Gago. Também participaram ONGs de proteção animal, estudantes de direito do IMMES e representantes da sociedade civil.
Entre as propostas apresentadas pelos participantes estão a ampliação das castrações e feirinhas de adoção, o fortalecimento da fiscalização contra maus-tratos e a melhoria das condições do Canil Municipal.
“Parabenizo o vereador Ademir de Souza por trazer esse assunto de tamanha seriedade para ser discutido em audiência pública. Com respeito a todas as opiniões e sugestões, chegaremos a um consenso”, afirmou Paulo Bernardi. O presidente ainda solicitou que todas as sugestões sejam encaminhadas para o e-mail audiencias@camaramatao.sp.gov.br.
Ao final da audiência, foi formada uma comissão para dar continuidade às discussões e aprimorar as medidas propostas.