26 SET 2023
Matão vai receber uma unidade do projeto Cozinhalimento
Reunião técnica entre o presidente da Câmara, China Calabres, executivo e representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo aconteceu nesta semana
Na última segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal, vereador China Calabres, reuniu-se com o Secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano, com a Diretora da Regional da CATI, Érica Ibarre Tanure de Godoy, além do Diretor da Casa da Agricultura Matão, Luiz Antônio Manhani e do engenheiro agrônomo Luiz Gustavo Ennes Pizzaia, para dar andamento as tratativas de implantação do Programa Cozinhalimento em Matão.

O Cozinhalimento é um projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com o Fundo Social do Estado, que consiste na instalação de cozinhas industriais para a realização de cursos profissionalizantes na área da alimentação e hábitos saudáveis, com foco na geração de renda, além do fornecimento de refeições para a população mais vulnerável.

“Recentemente estive em São Paulo, em reunião com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira e com coordenadora de Segurança Alimentar (COSALI), Vanuzia Teixeira, que se mostraram empolgados e à disposição para concretizar a implantação do Cozinhalimento em Matão. Desde a minha ida a São Paulo, venho tendo contato constantemente com a equipe da Secretaria Estadual da Agricultura e há aproximadamente 1 mês, eu o prefeito Cido Ferrari assinamos o ofício 1234/2023 demonstrando o total interesse na implantação do projeto e, nos últimos dias em conjunto com o secretário Willian, já apresentamos a área para a instalação da cozinha”, contou China.

A expectativa é que o projeto seja inaugurado no início de 2024. “Com a realização dessa reunião técnica de segunda-feira, demos mais um importante passo para a concretização do projeto. Ficou definido quais as adequações deverão ser realizadas no prédio por parte da prefeitura e também a lista de equipamentos necessários, que serão custeados com repasse do Governo do Estado, em torno de R$ 70 mil. Agora a Diretora da Regional da CATI, Érica Ibarre Tanure de Godoy, encaminhará a coordenadora de Segurança Alimentar (COSALI), Vanuzia Teixeira, que a cidade de Matão está apta a receber o programa Cozinhalimento”, completou o presidente.

A partir da instalação da cozinha e dos equipamentos, o governo irá disponibilizar uma equipe multidisciplinar para ministrar as aulas que são divididas em 6 módulos, desde a alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos, congelamento de alimentos e montagem de marmitas saudáveis, biscoitos, salgados, pães caseiros, receitas diet, bolos caseiros, sanduíches, além do modulo relacionado ao empreendedorismo.