12 FEV 2022
Câmara realiza Audiência Pública para discutir a segurança do Município
Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Sociedade Civil debateram a situação da Segurança Pública de Matão.
A Câmara Municipal de Matão realizou, nesta terça-feira (08), uma Audiência Pública para tratar de assuntos pertinentes à segurança, assunto que tem sido destaque no município devido aos recentes casos de roubos e furtos ocorridos nos últimos dias em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, o que tem aumentado a sensação de insegurança na população, que solicita soluções o mais breve possível. Em atendimento ao pedido do vereador Paulo Bernardi, a presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, convocou a audiência e convidou diversas autoridades do município para prestar esclarecimentos aos cidadãos, entre elas, o Secretário Municipal de Administração Fazenda e Controle Interno do município – Willian Di Gaetano Bassi, o Diretor da Guarda Municipal – Wanderley Rinco, o 1º Tenente da Polícia Militar – Sr. Israel de Oliveira Pigossi, os Delegados de Polícia – Dr. Alfredo Gagliano e Dr. Marlos Marcuzzo, o Capitão e Coordenador Operacional da Polícia Militar – Sr. Ricardo Domingos Júnior, os vereadores Paulo Bernardi, Davison Sensei, Everaldo de Carvalho, Haroldo Gago, Policial Carmo, Cido Motos e Dr. Luiz Pelanca. Também estiveram presentes representantes das entidades de classe, sindicatos, imprensa, associações, empresários e demais convidados.
O vereador Paulo Bernardi iniciou a audiência prestando os primeiros esclarecimentos e discorreu sobre atual situação das Polícias, Civil e Militar, e da Guarda Municipal de Matão como, a falta de contingente e viaturas. Já o Delegado, Dr. Alfredo, esclareceu que a Polícia Civil, apesar das dificuldades, tem feito seu trabalho e que diversas prisões e apreensões têm sido feitas em Matão, porém o trabalho não pode ser divulgado para não interferir nas investigações da polícia. Os representantes da Polícia Militar aproveitaram para falar sobre o trabalho que a corporação vem desenvolvendo na cidade, a maneira como é desenvolvido e esclarecer que, apesar dos recentes casos de furtos e roubos na cidade, o número de delitos está dentro da média dos anos anteriores e que estes têm acontecido de forma sazonal. Da mesma forma, Wanderley Rinco falou sobre o trabalho da Guarda Municipal, apontou a falta de efetivo como um dos principais problemas da corporação e afirmou que a parceria entre a GCM e as Polícias Militar e Civil tem sido fundamental para apoiar o trabalho de segurança nos bairros do município.
Representando o Executivo Municipal, o Secretário de Fazenda – Willian di Gaetano falou sobre o projeto de instalação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras de vídeo que está em andamento no município. Segundo o secretário, a rede de fibra ótica, responsável por interligar todo o sistema, já está implantada e o próximo passo será mapear os locais, orçar os equipamentos e proceder à instalação das câmeras. Willian fez uma apresentação do projeto, demonstrando as várias possibilidades de monitoramento da cidade e afirmou que a meta estabelecida é que até o final do segundo semestre parte desses equipamentos já estejam instalados e em pleno funcionamento.
No decorrer da reunião, os representantes dos diversos segmentos da sociedade cobraram medidas de combate à criminalidade, apresentaram algumas ideias e debateram sobre as ações que são adotadas atualmente em nossa cidade. Ao final da audiência, Ana Mondini informou que uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado – General João Camilo Pires de Campos estava agendada para o dia seguinte, a qual ocorreu na tarde desta quarta-feira e contou com a presença do Prefeito Cido Ferrari, vereadores Everaldo de Carvalho, Cido Motos, Davison Sensei, Secretário de Fazenda do Município – Willian di Gaetano, Diretor Presidente do Detran/SP – Ernesto Mascelani Neto (Neto Mascelani), Secretário Executivo de Agricultura – Francisco Matturro, Deputado Estadual Coronel Álvaro Camilo e o Secretário Executivo da Polícia Civil – Dr. Youssef Abou Chahin. No decorrer do encontro, os representantes do município apresentaram as necessidades voltadas à segurança e alguns acordos foram firmados como, a intensificação da Polícia Militar, aumento do efetivo e o envio de novas viaturas para a Polícia Civil de nossa cidade.