05 AGO 2021
Câmara participa da Campanha Agosto Dourado
Fachada da Câmara Municipal de Matão permanecerá iluminada até o dia 15 deste mês
Em apoio à Semana Mundial da Amamentação e ao Mês do Aleitamento Materno, a fachada do prédio do legislativo matonense ficará iluminada com a cor dourada durante a 1ª quinzena do mês, para chamar a atenção da população sobre a importância dessa medida e incentivar mulheres a amamentar.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. Em 2020, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Neste ano, até junho, foram doados 111,4 mil litros. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

A presidente da Câmara destaca que participar de uma campanha como esta é de fundamental importância e quanto maior for a divulgação, maior será a possibilidade de alcançar o objetivo pelo impacto que causa de forma coletiva. “O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. Por se tratar de uma campanha mundial, que tem como objetivo estimular as ações relacionadas ao tema, é preciso a mobilização de toda a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação”, reforçou Ana Mondini.