20 FEV 2019
Vereadores participam da solenidade da aula inaugural da FATEC Matão

Na noite de segunda-feira (18), o Presidente da Câmara, vereador Luis Manzini, e os vereadores Ana Maria Mondini, Cleuza Salatta, Ednaldo Leão da Rocha (Nau), Dr. Luiz Cerqueira, Sidinei Calabres (China) e Sônia Maria Moura, participaram da Solenidade da aula inaugural da Faculdade de Tecnologia do Estado – Fatec Matão.

Também fizeram parte deste momento histórico para Matão o prefeito Edinardo Esquetini, o vice-prefeito, Moacir Matturro, secretários municipais, empresários da indústria (parceiros da Fatec Matão), vereadores, a professora Dr. Emilena Jozimara Lorenzon Bianco (responsável pela implantação da Fatec Matão), o coordenador pedagógico do curso, Marcelo Picchi e os alunos.

Lembrando que na segunda-feira (11), o Governador João Dória assinou o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Matão. A decisão foi publicada terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado. A instituição tem como proposta atender às demandas do arranjo produtivo local e já conta com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. A nova graduação prevê uma integração ampla entre a teoria, que é ensinada na sala de aula, e a prática, que é desenvolvida dentro das empresas de Matão.

Para o primeiro semestre de 2019, a concorrência do vestibular demonstrou que a comunidade se interessou pelo curso, que teve disputa de 5,05 candidatos por vaga. Por meio de parceria com o Estado, a Prefeitura de Matão colaborou com a implantação da unidade, com obras de reforma e adequação no prédio da Fatec. O Estado ficou responsável pela aquisição de mobiliário e equipamentos. Por sua vez, o Centro Paula Souza ficou encarregado de elaborar o projeto pedagógico do curso, contratar professores e acompanhar o processo seletivo.

Matão é o quarto município da Região Administrativa Central que conta com uma Faculdade de Tecnologia do Estado. As outras três estão em Araraquara, Taquaritinga e São Carlos.

Com a inauguração da nova unidade, o Centro Paula Souza, passa a administrar 73 Fatecs. A instituição também é responsável por 223 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 269 classes descentralizadas, que são unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados que estão sob a administração de uma Etec, presentes em mais de 300 municípios do Estado.