21 FEV 2019
Sônia Moura pede reforma da Casa da Cultura

Projeto foi elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Matão e entregue pela vereadora ao Deputado Estadual Júlio Cezar para dar andamento na solicitação

A vereadora Sônia Moura esteve na manhã de terça-feira (19) na Capital Paulista participando de uma reunião com o Deputado Estadual Júlio Cezar (PR) para tratar de diversos assuntos de interesse da população matonense e entrega de um projeto, elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Matão a pedido do Prefeito Municipal Edinardo Esquetini, solicitando a reforma completa da Casa da Cultura Armando Bambozzi. Vale lembrar que o prédio é muito antigo e histórico, uma vez que no passado abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal de Matão.

Reformada no ano 2000, onde neste mesmo ano, através da Lei Municipal 2948 de 2000, passou a se chamar Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”. Uma homenagem a um grande homem e administrador, que foi prefeito de 1º de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1969. Atualmente, atende a classe artística diariamente nos períodos da manhã, tarde e noite, com execução de projetos, exposições, recitais e outras iniciativas de fomento cultural, que ganharão ainda mais condições de serem desenvolvidas.

Atualmente o prédio necessita de reparos em caráter de urgência, pois se encontra com problemas no telhado, causando assim goteiras expressivas durante o período de chuvas em vários pontos da edificação e auditório. O local também carece de reparos de sustentação de piso, restauração em suas paredes e forros. O prédio ainda necessita de adequações de acessibilidade, uma vez que em suas entradas principais encontram-se degraus bem elevados, com altura média de 30 cm, fora das especificações.

Para a vereadora Sônia Moura, a Casa da Cultura é importante para a memória local, não só porque é um prédio histórico, que abrigou grandes eventos culturais, mas porque abriga acervos muito importantes, como o “Museu Olympia Maffei Olivastro”, onde se encontram peças históricas doadas pela Família Maffei e um modesto acervo fotográfico doado pela Família Berfort Monteiro Morante, além de telas com produções locais e nacionais, um arquivo histórico que tem muito da história documental da cidade. “Essa restauração significa muito. Estamos falando de uma casa que é o coração da Cultura matonense, que tem a função de atender a comunidade artística. O passado não sobrevive apenas de memórias e estamos trabalhando para que o prédio permaneça cada vez mais vivo, útil e atual na vida da população de Matão”, afirmou a vereadora Sônia Moura.