AO VIVO: Transmissão ao vivo de Câmara Municipal de Matão - Vídeos
ASSISTIR

21 MAI 2015
Câmara realizou solenidade para reflexão ao Dia da Abolição da Escravidão no Brasil

Lei de autoria do presidente da Câmara estabeleceu que quatro entidades reconhecidas no município como representantes da Comunidade Negra pudessem indicar os homenageados pela luta na igualdade racial.

Na última sexta-feira (15), a Câmara Municipal de Matão, realizou Sessão Solene para reflexão sobre o Dia da Abolição da Escravidão no Brasil. Na oportunidade foram homenageados com a medalha  “José do Patrocínio”, (nome escolhido pela casa legislativa por se tratar  de uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país), a senhora Jaqueline Ferreira Mello Cunha, indicada pelo representante do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo em Matão, senhor João Bento (Cucão) e os senhores Otacílio José Sélis, indicado pelo presidente do Comucon, senhor Adilço Ferreira da Silva e Ednei Xavier da Silva, indicado pelo presidente do Projeto Negritude, senhor Sergio Sabará, todos eles cidadãos matonenses, que se destacaram no decorrer dos anos na luta pela igualdade racial. Esta homenagem foi possível devido a Lei nº 4.836/2015, de autoria do Presidente da Câmara, vereador Sandro Aparecido Bellintani Trench, onde estabeleceu que quatro entidades reconhecidas no município como representantes da Comunidade Negra pudessem indicar os homenageados.

A sessão foi presidida pelo vereador, Sandro Trench, compuseram a mesa de autoridades, a 1ª Secretária, vereadora Carla Abu Kamel, o 2° Secretário, vereador Sidinei Calabres, o Sr. Elio Floriano, Diretor de Divisão de Eventos, que representou o Prefeito do nosso Município Sr. José Francisco Dumont, o ex- vereador e autor da primeira lei desta honraria, José Edinardo Esquetini, representando a Comunidade Negra de Matão e suplente de vereador, Sr. Sergio Ricardo do Santos e representando a Religião Matrizes Africanas Sra. Mãe Gê.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Jonas Vagner Garcia Filho, Valter Luiz Trevizanelli (Valtinho), além do Maestro Roberto Casemiro, representando o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, o Presidente do COMUCON, Sr. Adilço Ferreira da Silva, Membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, João Bento (Cucão), representando a Comunidade do IV Centenário, a Sra. Yolanda Fortunato, representando a Religião de Matrizes Africanas, a Mãe de Santo Adriana, o ex- vereador, Sr. Roberto de Freitas e o Membro fundador do Projeto Negritude, Sergio Luiz Figueira (Sabará).

O Presidente da Câmara, vereador Sandro Aparecido Bellintani Trench, ficou feliz pelo comparecimento dos integrantes de diversas comunidades na sessão e ressaltou que o caráter vale mais do que a cor de pele. “Nós sabemos que a luta do negro é constante e incansável nos dias atuais desde a busca por espaço, reconhecimento e, claro, igualdade. A sociedade tem que mudar para que se forme, de fato, uma base democrática no país onde todos somos brasileiros, apenas com uma “roupa” de cor diferente”. Finalizou Sandro.