17 ABR 2024
Inscrições para o Projeto Parlamento Jovem Matão 2024 estão abertas
Interessados podem se inscrever até o dia 15 de maio
As inscrições para a 4ª turma do Projeto Parlamento Jovem (PPJ), da Câmara Municipal de Matão, estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 17 de abril, até o dia 15 de maio. O projeto, que já se consolidou como uma iniciativa fundamental de educação cívica e participação democrática no município, continua a oferecer uma experiência enriquecedora para os jovens interessados em entender o funcionamento do sistema legislativo.

O PPJ 2024 é destinado a diversos grupos, incluindo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares, estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas, alunos de cursinhos populares ou particulares, e participantes de projetos sociais educacionais e filantrópicos localizados no município de Matão e seus distritos.

Com um total de 11 jovens parlamentares e 11 suplentes a serem selecionados entre os inscritos, o PPJ 2024 busca representar o maior número possível de escolas, cursinhos, projetos sociais, entre outros. A seleção dos participantes ocorrerá por meio de dinâmicas e atividades conduzidas pelos professores interessados após o período de inscrições, nas próprias instituições educacionais e sociais.

As etapas do projeto incluem solenidades de diplomação dos jovens parlamentares, simulações de sessões ordinárias, oficinas de elaboração de projetos de lei e apresentações públicas desses projetos aos vereadores da Câmara Municipal de Matão. Além disso, está prevista uma visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), proporcionando aos participantes um contato direto com o processo legislativo em âmbito estadual.

As inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível neste link https://docs.google.com/forms/d/1BgMHj6V6BNzX2sccVgn6akxbSqIEO6zhcWDDNYB8QjY/edit

Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail escoladolegislativo@camaramatao.sp.gov.br, dirigindo-se a Elias Junior.