18 ABR 2024
Câmara institui a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
As sessões deverão ser realizadas uma vez por mês em salas de cinema do município
A Câmara Municipal de Matão aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 41/2024, proposto pelo vereador Robinho Ramos, que institui a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Conforme aprovado, o projeto estipula que uma vez por mês, em uma sala de cinema do município, serão realizadas sessões destinadas a crianças e adolescentes com TEA, bem como suas famílias. A iniciativa será fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

Durante essas sessões, serão adotadas diversas medidas para garantir o conforto e a inclusão das pessoas com TEA, incluindo a não exibição de publicidade comercial, a redução do volume do som, a iluminação levemente acessa e a liberdade de circulação dentro da sala. Além disso, os filmes exibidos serão selecionados especialmente para serem apropriados às necessidades desse público.

Para facilitar a identificação das sessões, será afixado na entrada da sala de exibição o símbolo mundial do espectro autista. A data e horário das sessões serão determinados pela iniciativa privada, responsável pela organização e realização das mesmas.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa visa proporcionar momentos de lazer e alegria às pessoas com TEA e suas famílias. Ele ressalta que o lazer é fundamental para todas as pessoas, oferecendo oportunidades de relaxamento, desenvolvimento de habilidades sociais e interação com a comunidade. Para pessoas com TEA, esses momentos podem ser especialmente importantes, proporcionando uma pausa nas demandas sensoriais e sociais do dia a dia.

“No Brasil, as pessoas autistas enfrentam diversos desafios, incluindo acesso a diagnóstico e tratamento adequados, apoio educacional e inclusão social. As sessões de cinema adaptadas representam um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade para esse público, proporcionando uma experiência cinematográfica mais confortável e acolhedora”, concluiu Robinho.