AO VIVO: Transmissão ao vivo de Câmara Municipal de Matão - Vídeos
ASSISTIR

15 ABR 2024
Câmara vota projeto que institui a realização de sessões de cinema para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
PL entra em votação na sessão ordinária desta segunda (15)
Em meio a campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre autismo, a Câmara Municipal de Matão vota, na sessão ordinária desta segunda-feira (15), o Projeto de Lei nº 41/2024, que visa instituir no município, um dia especial a cada mês para sessões de cinema destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

De acordo com o PL, de autoria do vereador Robinho Ramos, as sessões deverão ser realizadas em uma sala de cinema do município, no mínimo uma vez por mês. Durante essas sessões, não será exibida publicidade comercial, as luzes deverão estar levemente acessas, o volume de som será reduzido e não haverá vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como entrada e saída durante a exibição.

"Isso permite que desfrutem da experiência cinematográfica sem o estresse das sobrecargas sensoriais comuns em ambientes tradicionais de cinema. Além disso, as sessões de cinema, oferecem oportunidade de socialização em um ambiente acolhedor e compreensivo, contribuindo para uma maior inclusão e aceitação na comunidade", defendeu o vereador Robinho na justificativa do projeto.

Além desse, outros importantes projetos estão na pauta da sessão. Será discutida a instituição do Dia do Imigrante Italiano, bem como a criação do Diploma 'Rei Umberto I', uma honraria destinada a pessoas com laços familiares com a Itália, reconhecendo seus serviços à comunidade e ao fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Itália.

A ordem do dia também inclui discussões sobre a denominação de próprios públicos, a outorga do Título de Cidadão Matonense ao senhor Jean Alexandro Fernandes, e a segunda votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2024, que versa sobre a instituição de políticas de fortalecimento de vínculos familiares, além do Projeto de Lei nº 22/2024, que propõe a criação do Portal do Estudante no município.

A 11ª sessão ordinária será transmitida ao vivo pelo site www.camaramatao.sp.gov.br e pelo perfil oficial da Câmara no Facebook www.facebook.com/cmmatao, a partir das 19 horas.