Iniciativa reconhece e fortalece o trabalho social e esportivo da associação que atende gratuitamente crianças e adolescentes em Matão
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Matão aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (24), o Projeto de Lei nº 103/2025, de autoria do presidente Paulo Bernardi, com subscrição da vereadora Fabiana Scardoelli, que declara de utilidade pública municipal a Associação Esportiva Gidon – AEGD.
A AEGD, entidade sem fins lucrativos, foi fundada oficialmente em dezembro de 2023, resultado da união de esforços de um grupo de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e esportivo da juventude matonense. Atualmente, a AEGD mantém escolinhas de futebol, com início a partir da categoria Sub-8, no bairro Vila Maria, com foco especial na primeira infância e no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Todo o trabalho é realizado de forma voluntária, sem qualquer custo para as famílias envolvidas.
“A atuação da entidade vai além do esporte: é um verdadeiro projeto de transformação social, oferecendo aos jovens disciplina, respeito, autoestima, amizade e oportunidade. A equipe técnica, formada majoritariamente por ex-jogadores profissionais, é uma fonte constante de inspiração”, destacou o presidente Paulo Bernardi.
Com o reconhecimento oficial de utilidade pública, a AEGD poderá estabelecer convênios, buscar novas parcerias institucionais e expandir sua rede de apoio, o que garantirá mais estrutura e sustentabilidade para suas ações no futuro.
“Reconhecer a AEGD como entidade de utilidade pública é valorizar um trabalho sério, que já dá frutos visíveis e tem enorme potencial de crescimento. É investir no futuro de Matão e na formação da nossa juventude. Significa também demonstrar que o poder público está atento e disposto a apoiar as melhores iniciativas da sociedade civil”, completou o presidente.
Vários membros da Associação, pais e crianças estiveram presentes na sessão, prestigiando a aprovação e celebrando esse importante reconhecimento.