Ação visa conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Durante todo o mês de maio, a Câmara Municipal de Matão estará iluminada na cor laranja, em apoio à campanha nacional Maio Laranja, que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A campanha Maio Laranja tem como data central o dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória do caso da menina Araceli Cabrera, de apenas 8 anos, que foi sequestrada e assassinada em 1973, no Espírito Santo.
De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Bernardi, é fundamental que o poder público se posicione de forma clara diante de temas tão sensíveis e urgentes.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade cruel que precisa ser combatida com informação, políticas públicas e, acima de tudo, com o engajamento de toda a sociedade. A Câmara se soma a essa luta com o propósito de ampliar a conscientização e apoiar ações que visem à proteção dos nossos jovens,” afirmou.
Denúncias de casos de abuso e exploração podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, canal do Governo Federal que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.