Evento pretende exaltar cultura local e fortalecer identidade do município
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Bernardi, apresentou uma indicação para a cidade de Matão, sugerindo a promoção de um desfile cívico durante as comemorações do mês de aniversário da cidade, em agosto. O evento visa homenagear a história e a cultura local, oferecendo à população uma programação rica e emocionante.
Além disso, a intenção é oferecer um espetáculo cívico que una a comunidade, exaltando valores patrióticos e culturais, enquanto fortalece a identidade local com a presença de renomadas instituições musicais. A proposta também sugere que o evento conte com uma programação cultural diversificada, abrangendo várias manifestações artísticas que possam envolver diferentes públicos e proporcionar uma experiência memorável para todos os participantes.
“Os desfiles cívicos e as apresentações de fanfarras são uma maneira de celebrar e reforçar a cultura do interior. Ao reunir a população em um evento que rememora a história, os valores e as tradições do município, esse tipo de manifestação cultural ajuda a preservar e promover o patrimônio cultural. A presença de bandas marciais e fanfarras com características regionais contribui para a diversidade cultural e o orgulho local”, afirmou Paulo Bernardi.
Na proposta, o presidente destaca a importância da participação de bandas marciais e fanfarras de destaque regional, como a FACMOL – Fanfarra Municipal de Pereira Barreto, a Banda do Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, a Banda Marcial de Guariba, a Banda Marcial de Jaboticabal e a Banda Marcial de Fernando Prestes, entre outras que possam ser convidadas a se integrar ao evento.
Ainda de acordo com o presidente da Casa de Leis, empresas de Matão já manifestaram interesse em patrocinar a aquisição de todos os instrumentos musicais necessários para a formação de uma Banda Marcial ou Fanfarra municipal.
“Dessa forma, este evento também poderia representar um importante estímulo à criação de uma Banda Marcial própria em Matão ou, ainda, ao ressurgimento da tradicional Banda Marcial Maestro Flamínio Mazzoni, que tanto marcou a história cultural da cidade,” afirmou Paulo.
A ideia de promover este evento no mês de aniversário é, ainda, uma forma de fomentar o turismo cultural, atraindo visitantes e promovendo o município como um polo de eventos e festividades diversas.
Paulo Bernardi ressaltou que o desfile cívico, além de ser uma grande festa para os munícipes, contribuirá para a construção de uma agenda cultural mais ampla e sólida, envolvendo escolas, instituições e toda a comunidade.