A Câmara Municipal de Matão concedeu, no último sábado (15 de março), o Título de Honra ao Mérito à Predilecta Alimentos, em reconhecimento aos seus 35 anos de atuação. A homenagem, de autoria do presidente da Câmara, Paulo Bernardi, ocorreu durante uma cerimônia que também marcou a primeira celebração do Dia Municipal da Goiaba, instituído pelo Projeto de Lei nº 02/2025, de autoria do próprio presidente da Câmara.
A cerimônia foi presidida por Paulo Bernardi e contou com a presença de autoridades municipais, empresários e representantes da Predilecta. Compondo a mesa diretora, estiveram o 1º secretário Ademir de Souza, o 2º secretário Luiz Manzini, o prefeito Aparecido Ferrari, o presidente da 82ª Subseção da OAB - Matão, Fábio Aparecido Alberto, e os representantes da Predilecta, Antonio Carlos Tadiotti (sócio-diretor) e Bruno Trevizaneli (diretor agrícola). Também prestigiaram o evento os vereadores Cidinho, Haroldo Gago e Policial Carmo, além do vice-prefeito Diego Mingorance, empresários locais, representantes da imprensa, fundações assistenciais, produtores rurais e colaboradores da empresa.
Em seu discurso, Paulo Bernardi destacou a relevância da Predilecta Alimentos para a economia e projeção do município. “Matão abriga a maior processadora de goiaba vermelha do planeta, um feito que coloca nossa cidade no centro da produção agroindustrial mundial. Uma indústria que nasceu do sonho de seus fundadores e hoje é um dos maiores sucessos da agroindústria brasileira. O Dia da Goiaba é uma homenagem a todos que trabalham diretamente e indiretamente com essa cultura, aos 350 produtores rurais parceiros da Predilecta, aos mais de 3.800 colaboradores, gestores e fornecedores que ajudam a fortalecer essa história.”
O presidente também ressaltou que esta não é a primeira vez que a Predilecta recebe reconhecimento da Câmara Municipal. Há cinco anos, por indicação do ex-vereador Jonas Garcia, a empresa já havia sido agraciada com o Título de Honra ao Mérito pelos seus 30 anos de existência. “A Predilecta é Matão que dá certo. É a prova de que o trabalho gera frutos, empregos e transforma vidas”, finalizou.
Em nome da empresa, Bruno Trevizaneli agradeceu a honraria e destacou a evolução da Predilecta ao longo dos anos. “Nossa história começou há 35 anos, com a goiaba sendo vista como uma cultura de fundo de quintal. Hoje, além de sermos o maior processador de goiaba vermelha do mundo, levamos essa superfruta para 75 países, seja através da goiabada, da geleia ou da polpa para suco. No início, processávamos 800 quilos de goiaba por dia. Hoje, são 100 toneladas.”
Trevizaneli também ressaltou a importância da goiaba para a economia local. “A goiaba é colhida manualmente, pois ainda não existe nenhuma máquina que faça esse trabalho. Ela gera renda para pequenos produtores familiares e fortalece nossa cidade. Somos brasileiros, somos paulistas e somos matonenses. Essa honraria só reforça nosso compromisso com Matão e sua gente”, concluiu.
A cerimônia também contou com uma homenagem da diretora de Marketing da Predilecta, Juliana Tadiotti, às instituições presentes – APAE, Fundação Edmílson e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer – além dos integrantes da mesa diretora e do senhor Gustavo Bernardi, representante dos produtores de goiaba.