Honrarias foram entregues por indicação do vereador Dr. Luiz Pelanca
A Câmara Municipal de Matão concedeu, na última segunda-feira (9), o título de Cidadania Matonense ao professor Clovis Adão Macedo e ao empresário Antonio Lopes Filho, por iniciativa do vereador Dr. Luiz Pelanca. A homenagem foi oficializada por meio dos Decretos nº 20/2023 e nº 04/2024 e realizada durante o Pequeno Expediente, antes da 43ª Sessão Ordinária de 2024.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Legislativo, China Calabres, pelo autor das proposituras, Dr. Luiz Pelanca, e pelos homenageados. A cerimônia também contou com a presença da vereadora Ana Mondini e dos vereadores Everaldo de Carvalho, Policial Carmo, Cido Motos, Haroldo Gago e Davison Sensei.
Em seu discurso, o vereador Dr. Luiz Pelanca exaltou as contribuições dos homenageados à cidade de Matão. “O professor Clovis é um ícone do magistério, cujo nome se tornou sinônimo de Matemática em nossa comunidade, como já tive o privilégio de mencionar na sala dos professores da Escola Adelino Bordignon. Já o empresário Toninho Lopes é um exemplo de inovação e empreendedorismo, com uma trajetória marcante na fabricação de artigos esportivos e tintas, impulsionando o setor industrial da nossa cidade", destacou. Na sequência, os títulos foram entregues.
Em sua fala de agradecimento, o professor Clovis expressou gratidão aos vereadores. “Agradeço a esta Casa, que reconheceu meu trabalho e me concedeu essa honra. Sendo os vereadores representantes do povo, acredito que esta homenagem reflete o reconhecimento da população matonense”. O empresário Toninho Lopes, por sua vez, agradeceu e ressaltou sua longa amizade com o vereador Dr. Luiz Pelanca.
Encerrando a solenidade, o presidente China parabenizou os homenageados e reconheceu o impacto de suas contribuições para a cidade e sua população.
Trajetórias
José Clovis Adão Macedo, o Professor Clovis, nasceu em Dourado-SP em 1948 e teve uma trajetória exemplar no magistério em Matão. Superou desafios na infância, formou-se em Matemática pela UNESP em 1971 e concluiu mestrado na UFSCAR em 2010. Lecionou por mais de 50 anos, incentivando a excelência de seus alunos, com reconhecimentos como o Certificado Educador Paulo Freire. Publicou o livro Confissões de Maurício e aposentou-se em 2021, deixando um legado significativo na educação e cultura da região.
Antônio Lopes Filho, natural da Fazenda Chimbó, em Dobrada, destacou-se desde cedo por sua criatividade e espírito inovador. Criou brinquedos e máquinas agrícolas, iniciou sua carreira como eletricista na empresa Bambozzi e fundou seu primeiro negócio ainda jovem. Mudou-se para Ribeirão Preto, onde iniciou no setor de tintas, fundando empresas como Velozcor, TDS e Isolucks, que se destacaram pela qualidade e inovação. Aos 80 anos, é reconhecido como um pioneiro empreendedor, deixando um legado industrial em Matão e no Brasil.