Na manhã desta quarta-feira (29), a rampa de acesso ao prédio da Câmara Municipal foi transformada em tapetes de cores e fé por alunos da Escola Estadual Jardim Buscardi. Em uma demonstração de arte e tradição, os estudantes uniram-se para confeccionar três tapetes com dolomita, um pó de calcário que tradicionalmente enfeita o caminho da procissão que encerra as atividades religiosas à tradicional Festa Corpus Christi, evento cultural que faz parte do calendário da cidade.
De acordo com a professora Ana Cristina Fincolo, os alunos receberam o convite para participar da confecção dos tapetes e se dedicaram desde a entrega dos esboços. "Fizemos a escolha junto à equipe gestora da escola (diretora, vice e coordenadora). Os escolhidos foram os desenhos das alunas Yndyanara e Rita, da 3ª série do ensino médio. Os demais alunos inscritos se dispuseram a ajudar na confecção", explicou a professora.
Este é o segundo ano consecutivo que os alunos da Escola Jardim Buscardi participam da confecção dos tapetes na Câmara Municipal. Os desenhos deste ano representam uma variedade de temas, incluindo o Cálice e a Hóstia Consagrada, a logomarca da Câmara Municipal, e o brasão da escola, além da representação cultural de povos nordestinos. Até mesmo as chuvas e enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul foram retratadas. Cada grupo de alunos ficou responsável por um tema, e o resultado foi uma verdadeira obra de arte coletiva.
"A participação dos jovens nessa festa tradicional é essencial para manter viva nossa cultura. Parabéns aos alunos e professores da Escola Estadual Jardim Buscardi pelo empenho e dedicação. Agradeço por mais um ano de parceria", expressou o presidente da Câmara, China Calabres, que acompanhou o trabalho dos alunos na manhã desta quarta-feira (29).
Durante o dia, os demais vereadores também prestigiaram o trabalho dos alunos.
Os tapetes confeccionados estarão disponíveis para visitação até a próxima segunda-feira (03), na entrada da Câmara Municipal, localizada na Avenida Padre Nelson Antônio Romão, nº 859, Centro.