01 DEZ 2023
Servidores da Câmara de Matão conhecem as instalações da Escola do Legislativo de Piracicaba
Na oportunidade, os servidores participaram do curso sobre noções básicas de cerimonial
Na última sexta-feira (24/11), os servidores Elias Caetano Pereira Junior, Coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Matão, e o Diretor de Comunicação e Cerimonial, Lucas Marcelino, estiveram na cidade de Piracicaba para conhecer as instalações da Escola do Legislativo do município que desde 2.017 vem sendo referência de gestão no estado de São Paulo. Na oportunidade, os servidores do legislativo matonense realizaram um curso sobre noções básicas de cerimonial, com o jornalista Marcelo Bandeira.

No início do curso, a chefe do Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba, Rebeca Paroli Makhoul, explicou como funcionam os setores do departamento, entre eles o de Cerimonial. “É um Cerimonial de referência, muito experiente e que existe há muito tempo na Casa. É também um departamento que trabalha muito”, colocou. “A gente percebeu que havia muita demanda de pessoas de outras instituições, de outras cidades, que nos pediam para ajudar a fazer um roteiro, organizar uma cerimônia e a gente achou interessante levar essa experiência para outras pessoas”. O curso contou com tópicos como a importância do cerimonial nas organizações modernas; evolução histórica; conceitos da etiqueta, do protocolo e do cerimonial; precedência; o uso e emprego dos símbolos nacionais; elaboração de roteiros, hasteamento e arriamento da bandeira nacional e planejamento de cerimônias.

O Coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Matão, Elias Caetano Pereira Junior, relatou a importância de realizar esse intercâmbio entre as câmaras. “Estamos estruturando a nossa escola do legislativo e a partir de 2024, teremos essa novidade dentro do legislativo matonense e um dos palestrantes que já entramos em diálogo é o jornalista Marcelo Bandeira. A escola do legislativo de Piracicaba é referência no estado de São Paulo e a Secretária da Escola, Sra. Érica Dinis, nos recepcionou e nos informou sobre o case de sucesso da escola piracicabana e de imediato vamos fazer diversas parcerias e intercâmbios que irão beneficiar a população matonense, os servidores públicos em geral, políticos, escolas, dentre outros segmentos”, relatou Elias.

O diretor da Escola do Legislativo de Piracicaba, vereador Pedro Kawai (PSDB), também destacou a participação de representantes de outros municípios no evento. “A escola sempre se preocupou em trazer discussões sobre as construções de políticas públicas, a participação popular, a cidadania”, lembrou.

O palestrante Marcelo Bandeira é professor universitário e servidor de carreira da Câmara Municipal de Piracicaba. É bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), com especialização em Jornalismo e Novas Linguagens e mestrado em Administração e Marketing. Atualmente cursa o 4º semestre da especialização “Processos em Audiovisual”. Jornalista e radialista profissional, desenvolveu diversos trabalhos em emissoras de rádio e televisão de Piracicaba e região, além de mestre de cerimônias.