01 DEZ 2023
Ex-professores da Chlorita recebem homenagem na Câmara
Docentes e ex-diretora da década de 80 foram homenageados no plenário do legislativo
Atendendo o oficio da comissão de alunos da Escola Estadual ‘Professora Chlorita de Oliveira Penteado Martins’, a Câmara Municipal em conjunto com a comissão realizou, na última quinta-feira (23), uma solenidade para entrega de Certificados de Agradecimento a ex-professores que aturam na década de 1980.

Foram homenageadas as professoras Araciara Campois Gomes, Delmina Bellucci Cardim, Helena Bottura Machado, Hermides Rosa Picchi Almeida, Iara De Lara Bottura Matturro, Lucilene Aparecida Rossi Sola, Luzia Moreira Monnazzi, Maria Aparecida Ortiz Gandini, Maria Cristina Gabriel, Maria De Lourdes Magossi, Nancy De Lourdes Apparecida Granato Aberrachid, Rosa Maria Planas Bottura, Wilma Bernadete Picchi, além de homenagem póstuma aos professores Antonio Claudio Comelli, Moacir Maturro e Nair Aparecida Manginelli e a ex-diretora Aléa Aparecida Rossi, que foram representados por familiares.

A oradora por parte dos ex-alunos, Claudia Éviles Bartolomei, resgatou um pouco da história da escola, fundada a partir da criação do Grupo Escolar da Vila Cardim. “As aulas começaram há mais de 52 anos, iniciando o Ano Letivo de 1971.
A escola cresceu e no dia 18 de abril de 1978, por iniciativa do então deputado estadual Vanderlei Macris, foi denominada Escola Estadual de Primeiro Grau ‘Professora Chlorita de Oliveira Penteado Martins”, contou.

“Nós ex-alunos da quinta escola pública de Matão, unidade estadual que eterniza o nome da professora Chlorita, nos reunimos novamente para homenagear nossos queridos professores da década de 1980. Vocês nos abriram paletas com tantas cores para começarmos a pintar o mundo. Nos corrigiram, disseram não. Bem mais aprovaram do que reprovaram. Abriram nossos olhos para um montão de coisas e nós, aprendizes, fomos nos encaixando na vida, tão diferente naqueles tempos. Nunca deixamos de aprender, mas sem dúvida, adquirir conhecimentos foi muito bom ao lado de vocês! Hoje trazemos nosso muito obrigado a vocês, nossos educadores! Nosso respeito, nossa valorização, nosso reconhecimento” completou.

Em nome dos docentes, a professora Lucilene Aparecida Rossi Sola agradeceu a comissão de alunos pela homenagem. “Ser educadora não é uma tarefa fácil, é uma missão importantíssima. Ao educador cabe fortalecer os valores que atraem a confiança, a justiça, o amor, a ética, a gentileza e o companheirismo. É uma missão difícil, mas que nos traz recompensas, amizades duradoras, lembranças e momentos indescritíveis como o de hoje”, destacou a professora.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador China Calabres e contou ainda com a presença dos vereadores Davison Sensei e Dr. Luiz Pelanca, além de familiares e ex-alunos dos homenageados, entre eles Eloisa Vidal Cavichia, Marcelo Aparecido Petrucelli, Silvana Sandra Cavichioli, Isabel Cristina Gardini Assonuma, Regina Ribeiro, Claudia Éviles Bartolomei e Mileni Regina Pires Moura, membros da comissão organizadora da homenagem.