A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta semana, o Projeto de Lei nº 186/2023, que institui o tombamento do Mural Monumento à Comunidade Negra de Matão, localizado na Rua Rui Barbosa/Via Narciso Baldan, na Vila Santa Cruz, como patrimônio histórico e cultural do município.
“Esse monumento tem um significado profundo e especial em nossa comunidade. Ele não é apenas uma obra de arte, mas um símbolo do reconhecimento e da valorização da história e da contribuição da comunidade negra em nossa cidade. É um testemunho vivo das figuras de destaque da comunidade negra de Matão e carrega a inscrição que nos lembra que “Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro” destaca o autor da propositura, vereador Paulo Bernardi.
De acordo com o projeto, o tombamento compreende a preservação integral do Mural Monumento, incluindo sua estrutura física, inscrições e elementos artísticos e que qualquer intervenção, restauração ou modificação deverá ser realizada mediante prévia autorização do órgão competente de preservação do patrimônio cultural do município de Matão. Por fim, estabelece que a prefeitura, em conjunto com entidades culturais e representantes da comunidade negra local, será responsável pela promoção de ações de conservação, divulgação e valorização do Mural.
“O tombamento do Mural Monumento à Comunidade Negra de Matão é uma maneira de assegurar que as gerações presentes e futuras tenham acesso à memória e à identidade da comunidade negra local. A preservação integral do monumento, incluindo sua estrutura física e elementos artísticos, garante que a mensagem e a história nele contidas não se percam ao longo do tempo”, finalizou o vereador.