19 OUT 2023
Câmara entrega Moção de Louvor à equipe feminina de xadrez sub 21
Homenagem reconhece o excelente desempenho da equipe no 85º Jogos Abertos do Interior
A Câmara Municipal de Matão entregou, nesta segunda-feira (16), durante Sessão Ordinária, Moção de Louvor e Reconhecimento à Equipe Matonense Feminina Sub 21 de Xadrez, extensivo ao técnico Anderson Felipe Viveiros, pela participação nos 85º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", realizados de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto.

O autor da homenagem, vereador Davison Sensei, ressaltou o excelente desempenho da atual equipe feminina matonense, que estreou em competições de jogos abertos, nessa que é a maior competição poliesportiva da América Latina, reunindo 192 cidades paulistas e mais de 8 mil competidores, sendo o xadrez uma das 28 modalidades disputadas.

“Como professor, atleta e funcionário público que já participou e acompanhou diversas modalidades de competições em jogos abertos, regionais e estaduais, é uma honra estar apresentando essa moção as atletas que fazem parte do grupo de xadrez de matão e do IFSP. Elas representam com magnitude o nome de Matão. Sabemos que nossa cidade sempre formou equipes fortes no xadrez, tendo como referência nosso querido Mário Biava. É muito bonito ver que a história do xadrez permanece viva e enraizada em nossa cidade”, afirmou Davison.

O técnico da equipe, Anderson Felipe Viveiros, falou da importância da presença feminina no Clube de Xadrez de Matão (CXM) para a criação de um ambiente mais saudável. “Quem faz parte do meio enxadrístico sabe que ele é tipicamente dominado por homens. A presença de vocês no CXM ressalta nosso desejo de criar um ambiente mais saudável, respeitoso e acolhedor para toda a sociedade matonense. Vocês estão de parabéns. São o orgulho do nosso clube”,

A professora de Educação Física Liliana Figueiredo Andrade de Oliveira Ramos e coordenadora do Projeto de Ensino e Extensão em Xadrez no IFSP, enfatizou a importância de receber esse reconhecimento. “É muito importante oferecer um espaço específico para a população feminina e proporcionar torneios femininos para que elas se sintam em condição de competição”, apontou.

Os demais vereadores também fizeram questão de fazer uso da palavra para parabenizar as competidoras.