Responsável pelas unidades do Sesi Matão, Araraquara e São Carlos, Minghin recebeu a honraria por iniciativa do vereador Everaldo de Carvalho
Em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (21), a Câmara de Municipal concedeu o Título de Cidadão Matonense à Alexandre Minghin, diretor das unidades de Matão, Araraquara e São Carlos, do Serviço Social da Indústria (Sesi). A honraria, concedida pelo vereador Everaldo de Carvalho, por meio do Decreto Legislativo nº 19/2023, reconhece os inestimáveis serviços prestados à sociedade matonense.
A solenidade foi conduzida pelo 1º Secretário, vereador Davison Sensei, que destacou o comprometimento e a dedicação do homenageado à frente de três unidades do Sesi. “Como diretor, tem trabalhado incansavelmente para promover a formação de jovens talentos, oferecendo oportunidades educacionais de qualidade e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Sua liderança inspiradora e compromisso com a excelência servem de exemplo para todos nós”, afirmou.
O autor da propositura estendeu a homenagem a toda equipe do Sesi. “Ao homenageá-lo, nós estamos também homenageando todos os colaboradores que são as engrenagens dessa máquina educacional, social e cultural que é o Sesi. Matão só tem a agradecer vocês pela dedicação e trabalho”, agradeceu o vereador Everaldo de Carvalho.
Ao receber a honraria, Alexandre Minghin agradeceu e dividiu o reconhecimento com sua equipe. “É com muita honra e alegria que recebo esse título. Ser reconhecido como filho de Matão é um símbolo de perenidade, muito importante pelo reconhecimento do meu trabalho e da minha equipe. Só na unidade de Matão contamos com 126 colaboradores e 670 alunos, número que vai aumentar a partir do ano que vem, com a ampliação das turmas do ensino médio”, destacou.
Participaram ainda da sessão o vereador Cido Motos, o Diretor Titular do Ciesp Matão, senhor Alex Antoniosi, a esposa e a filha do homenageado, Andrea Cristina Pesce Minghin e Isabelle Pesce Minghin, o Diretor do Hospital Carlos Fernando Malzoni, José Carlos Chiozini, além de gestores e colaboradores do Sesi.
Trajetória
Alexandre Minghin nasceu em Araraquara no dia 14 de setembro de 1977, filho de Wilce Aparecida Minghin, tem como irmãos André Ricardo Minghin e Adriane Cristine Minghin. É casado com Andréa Cristina Pesce Minghin, com quem tem uma filha, Isabelle.
Formado em direito pela Uniara em 2000, é pós-graduado em direito e processo de trabalho e administração de empresas.
Em meados de 2006, iniciou seus compromissos institucionais ao trabalhar como advogado trabalhista no departamento regional, tanto do Sesi como do Senai. Foram praticamente três anos na sede (Avenida Paulista, capital).
Assumiu a direção do centro de atividades ‘Professor Azor Silveira Leite’ (Sesi-Matão) no dia 1º de abril de 2009, deixando esta função após 5 anos e 9 meses para assumir o Cat-Sesi ‘Wilton Lupo’, de Araraquara, no dia 5 de janeiro de 2015.
No dia 16 de novembro de 2016, Alexandre acumulou as direções das duas unidades Sesi e em novembro de 2018, passou também a acumular a direção do Sesi ‘Ernesto Pereira Lopes Filho’, de São Carlos.
Ao todo, Alexandre coordena dez escolas, três Centros de Atividades, uma Estação Sesi de Cultura, 32 municípios na jurisdição (14 em Matão, 8 em Araraquara e 10 em São Carlos), totalizando 6.349 alunos, 926 colaboradores, 5.525 empresas beneficiárias e 7.458 usuários associados.