06 OUT 2021
Câmara adere à Campanha Outubro Rosa
Campanha alerta sobre a prevenção do Câncer de Mama
A Câmara Municipal de Matão aderiu à “Campanha Outubro Rosa” e a fachada do prédio do Legislativo ficará iluminada com a cor rosa durante todo mês. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação e conscientização da sociedade sobre a importância da realização dos exames para prevenção do Câncer de Mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Em 2021 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama no país, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura da doença.

A Presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Mondini, ressalta a importância do Outubro Rosa para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. “A campanha tem o objetivo de disseminar informações sobre a prevenção e foca na importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para as mulheres acometidas com a doença”, finaliza Ana Mondini.