29 SET 2021
Vereadores pedem ampliação do teste do pezinho e aumento no número de exames de Polissonografia

Na busca de melhorias para o atendimento à população matonense, os vereadores apresentaram algumas proposituras destinadas à Secretaria de Saúde, a exemplo da indicação do vereador Haroldo Gago, na qual solicita que disponibilizem mais exames de Polissonografia (exame do sono) na rede pública, proporcionando melhores condições de vida aos pacientes que necessitam deste diagnóstico. Já o vereador Davison Sensei requereu informações sobre a possibilidade de a Rede Municipal de Saúde realizar o teste ampliado do pezinho em todos os bebês recém-nascidos do município, de acordo com a Lei nº 14.154, de 26 de maio de 2021, que alterou a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), aperfeiçoando o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) por meio do estabelecimento de rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho.