03 JUN 2020
Projeto Cata Treco é aprovado por unanimidade na Câmara

A Ordem do Dia da Sessão Ordinária desta semana contou com a apreciação e votação, em segundo turno de discussão, do Projeto de Lei nº 0023/2020 de autoria do vereador China Calabres, que dispõe sobre a obrigatoriedade da Operação Cata Treco no município de Matão. O projeto, que voltou à pauta da sessão desta semana, já havia sido aprovado em primeira discussão na terça-feira passada e novamente foi aprovado por unanimidade, agora segue para o Executivo, o qual poderá sancionar ou vetar a propositura. O objetivo do Cata Treco é recolher objetos em desuso, como colchões, móveis, eletrodomésticos, entre outros, evitando que os mesmos sejam depositados nas ruas, terrenos baldios, rios e córregos, ocasionando enchentes e outros problemas ambientais à cidade. Além de todo o esforço operacional, o Cata Treco também promove ações de conscientização da população. A operação também visa fazer a retirada de madeiras, pneus, objetos e móveis velhos, galhos resultantes de poda de árvores que estiverem nas calçadas. Os entulhos só deverão ser colocados nas calçadas quando as equipes estiverem percorrendo os bairros. Vale lembrar que a operação Cata Treco não faz a retirada dos entulhos de construção. Sendo um sucesso em outras cidades, pretende-se com esta Lei a melhoria da limpeza urbana como também a conscientização da população de não se jogar utensílios em desuso em ruas, avenidas, córregos e etc., o que só trazem prejuízos à municipalidade, haja vista a ocorrência de enchentes, proliferação de ratos e até mesmo focos de dengue com o descarte errado destes materiais.