01 NOV 2019
Vereadores pedem aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros de Matão

Após a Câmara Municipal de Matão ter sido cobrada pela imprensa local sobre uma providência para evitar possíveis alterações que acontecerão no posto de bombeiros da cidade, os vereadores aprovaram, na sessão ordinária realizada na terça-feira (29), por unanimidade, o requerimento nº 681/2019, solicitando uma posição do Governo Estadual referente às possíveis mudanças feitas pelo Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Segundo informações obtidas pela imprensa, após estudos técnicos realizados através de estatísticas, uma restruturação será feita pelo Comando dos Bombeiros do Estado em suas bases operacionais, o que poderá diminuir o número do efetivo do Bombeiro de Matão, prejudicando o belíssimo atendimento que hoje é realizado pela corporação.

No requerimento que será enviado ao Governador, os vereadores ressaltaram a importância do posto de bombeiros de Matão e justificaram que o número de bombeiros que a cidade conta já está reduzido, pois o município hoje tem mais de 82 mil habitantes, possui um grande polo industrial, com uma das maiores empresas de suco do mundo, duas das maiores empresas metalúrgicas, que fabricam implementos agrícolas, uma fábrica de tintas com tanques reservatórios de produtos inflamáveis, duas fábricas do ramo têxtil, mais de 200 empresas de pequeno e médio porte e considerando que o posto de bombeiros de Matão é responsável por atender a população de Matão, Dobrada e Motuca, além do atendimento de acidentes com vítimas presas em ferragens das Rodovias Washington Luís e Brigadeiro Faria Lima. “Temos certeza que o Governo do Estado de São Paulo preza pela segurança e pela vida da população paulista, por este motivo encaminhamos um requerimento assinado por todos os vereadores, solicitando encarecidamente a não diminuição do efetivo, e sim o envio de mais bombeiros para o município de Matão. Temos informações extra-oficiais que, para um bom atendimento, seriam necessários 33 (trinta e três) bombeiros para atender a demanda das cidades sob a responsabilidade do Posto de Bombeiros de Matão, no entanto, contamos apenas com quatro bombeiros militares por turno”, explicou o presidente da Câmara, vereador Luis Manzini.