24 ABR 2019
Vereadora Sônia Moura e o Secretário Marcos Nascimento pedem caminhão de combate a incêndio para Matão

Veículo seria usado na prevenção e combate aos incêndios florestais

Na quarta-feira, 17, a vereadora Sônia Moura, juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Nascimento (Marquinhos) e o Diretor de Resíduos Sólidos, Marcelo Favaro Orvietti, estiveram na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde foram recebidos pelo Assessor Paulo Delgado. Na ocasião foi protocolado um oficio solicitando a aquisição de um caminhão pipa dotado de equipamentos para combater incêndios, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matão na prevenção e combate aos incêndios florestais. “Solicitei a reunião na Secretaria de Meio Ambiente do Estado para solicitar melhorias para nossa cidade. Temos problemas de queimadas na época da seca, acabando com meio ambiente, por isso solicitamos a aquisição de um caminhão Corta Fogo com reservatório de 15.000 litros, também discutimos outras questões ambientais como, por exemplo, os descartes dos resíduos sólidos do município. Agradeço ao Secretário Marquinhos Nascimento e ao Diretor de Resíduos Sólidos, Marcelo Favaro, que foram pessoas importantes na elaboração do projeto que será encaminhado ao Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido”, disse a vereadora Sônia.

Vale lembrar que atualmente o município de Matão, que hoje tem uma população de mais de 82.000 habitantes, dispõe de apenas 01 um caminhão pipa com capacidade de 9.000 litros, não sendo eficiente no combate aos incêndios florestais.

O Secretário Marquinhos justificou que Matão tem se empenhado e conseguido realizar melhorias no meio ambiente, tem cumprido as diretivas do Programa Município Verde/Azul – PMVA, conseguindo, nos dois últimos anos, sair da 478ª posição dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo para a inédita 50ª colocação, obtendo o selo Verde/Azul. “Nossa cidade é merecedora a receber melhorias para a preservação do meio ambiente, estamos fazendo nosso papel e com a ajuda do Governo do Estado poderemos fazer muito mais, hoje a cidade tem o selo Verde/Azul como reconhecimento do trabalho que tem sido realizado por toda equipe da nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recurso Hídricos, que tem o aval do prefeito Edinardo Esquetini”, disse Marquinhos.

Os documentos entregues com o referente termo de adesão Corta Fogo, com o Certificado de Treinamento de Brigada Municipal e o Relatório da Defesa Civil serão encaminhados pelo assessor Paulo Delgado ao Secretário Marcos Penido e ao Governador Dória.