26 FEV 2019
Vereadora pede implantação do Ponto a Ponto entre Matão e Araraquara

A intenção da vereadora Sônia Moura é reduzir o valor do pedágio da Rodovia Washington Luís entre as cidades de Matão e Araraquara

A vereadora Sônia Moura (PATRI) esteve na terça-feira (19) em São Paulo participando de uma reunião com o Deputado Júlio Cezar (PR) e na oportunidade relatou o sofrimento dos matonenses que utilizam diariamente a vicinal Clito Bastia para ter acesso à cidade vizinha de Araraquara, vicinal esta conhecida como vicinal da morte, por registrar um grande número de acidentes fatais, devido ao grande fluxo de veículos que transitam diariamente neste local, pois o acesso mais seguro, que seria pela Rodovia Washington Luís, tem um dos pedágios mais caros do Estado de São Paulo.

Durante a reunião, a vereadora obteve do deputado a informação de que o Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), estuda a possiblidade de instalar nas rodovias pedagiadas do estado o programa Ponto a Ponto, por este motivo a vereadora encaminhou ao governador, um requerimento de nº 070/2019, solicitando que o programa atenda as rodovias que margeiam Matão, principalmente a Rodovia Washington Luís, no trecho entre Matão e Araraquara.

O Sistema Ponto a Ponto é um programa que prevê a cobrança de pedágio nas rodovias paulistas de forma eletrônica, com base no trecho percorrido pelo usuário. “Com este Sistema o usuário paga o valor mais próximo ao trecho efetivamente percorrido na rodovia. O trecho percorrido entre a cidade de Matão e Araraquara, através da Rodovia Washington Luís (SP-310), tem aproximadamente 30 quilômetros e o valor da tarifa de pedágio atualmente é de R$ 16,20, um dos mais caros do país, tornando a proporção do valor por quilômetro rodado muito injusta para os usuários deste trecho”, disse Sônia Moura.

Vale ressaltar que a cobrança elevada da tarifa de pedágio entre as cidades de Matão/SP e Araraquara/SP se torna um obstáculo para os moradores da região, que dependem das cidades vizinhas para diversas atividades, sejam elas, consultas médicas, atividades comerciais, deslocamento para o trabalho, entre outras, por estes motivos, para fugir da cobrança do pedágio da Rodovia Washington Luís, os motoristas se utilizam de uma vicinal que liga as cidades de Matão/SP e Araraquara/SP, a qual não tem condições de suportar o movimento de veículos, que vem aumentando a cada ano. “Com o Sistema Ponto a Ponto, diminuirá consideravelmente a fuga do pedágio, permitindo que os usuários paguem por um valor justo do trecho percorrido, além de trafegarem por uma rodovia que oferece conforto, segurança e apoio necessário aos motoristas”, finalizou a vereadora.