19 OUT 2018
Dia Municipal de Companhia de Reis é instituído em Matão

Dia Municipal de Companhia de Reis é instituído em Matão

O Projeto de lei de autoria da vereadora Cleuza Salatta foi aprovado na Câmara

A Câmara Municipal de Matão aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 074/2018, de autoria da vereadora Cleuza Salatta – PSB, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município de Matão o “Dia Municipal de Companhia de Reis”, que deverá ser comemorado todo primeiro domingo do mês de novembro de cada ano.

Estiveram acompanhando a Sessão Ordinária do legislativo matonense na segunda-feira (15), os integrantes da Companhia Matonense de Santos Reis ‘Padre Marcos Pião’, que há alguns anos realiza a tradicional festa de reis em Matão e em outras cidades do Estado de São Paulo.

Conhecida como ‘Folia de Reis’, ‘Reisado’ ou ‘Festa de Santos Reis’, a festa é uma manifestação cultural religiosa festiva, classificada no Brasil como folclore, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo. O intuito é relembrar a atitude dos três Reis Magos — que partiram em uma jornada procurando o esconderijo do menino Jesus — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Fixado o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos no dia 6 de janeiro.

A vereadora Cleuza Salatta agradeceu aos demais vereadores pela votação e falou da alegria de poder incentivar a realização desta festa religiosa e cultural. “É com imensa satisfação que apresentei este Projeto de Lei, que tem por escopo instituir no calendário oficial do Município o Dia Municipal de Companhia de Reis. Trata-se de propositura que visa à preservação dos costumes culturais e religiosos de nossa gente. E desta forma, com a inserção desse evento no calendário oficial, espera-se obter da Prefeitura Municipal o empenho junto à iniciativa privada, bem como adeptos da festa popular da Companhia de Reis, para que se possa realizar em nossa cidade, da melhor forma possível, a tradicional comemoração”, destacou a vereadora.

O Projeto de Lei segue para o Executivo Municipal e, se aprovado, torna-se lei, ficando oficialmente reconhecido no município de Matão o dia Municipal de Companhia de Reis.