Parceira com a Casa da Cultura reabre o Espaço Cultural Zequinha Ciarlo'
Sergio Rodrigues, Lygia Nicolucci, Cidinho, Edo Mariani e Alcides Mendes: primeira exposição de 2005.
Parte dos trabalhos dos alunos do SOS Bombeiros': ação social do Núcleo Edo Mariani'.
O Espaço Cultural Maria José Bozelli Ciarlo' foi reaberto na noite da segunda-feira (14) com as exposições dos trabalhos do artista plástico Sergio Aparecido Rodrigues e dos alunos do Programa SOS Bombeiros'. A iniciativa é da Câmara Municipal de Matão, em parceria com o Departamento de Cultura (Casa da Cultura Armando Bambozzi').
Na primeira exposição de 2005 o senhor Edo Mariani representou os alunos do Programa SOS Bombeiros', desenvolvido no Núcleo da Comunidades Espírita que recebe o nome do seu principal incentivador. "É dever e faz muito bem colaborar com as pessoas, principalmente com crianças, jovens e os mais carentes", resume Edo Mariani.
A diretora da Casa da Cultura, Lygia Nicolucci, discorreu sobre iniciativas sociais voluntárias de variados gêneros e destacou a importância do Espaço Cultural Zequinha Ciarlo'. "É muito importante tudo aquilo que o meio público, a iniciativa privada e as pessoas fazem pela educação e pela cultura. Da parte de nossa equipe, tenham certeza que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, pois vontade e garra não faltarão", cita ela.
Lygia destacou o trabalho voluntário do 2º secretário da Câmara, vereador Alcides Mendes, no Projeto SOS Bombeiros'. O presidente Aparecido do Carmo de Souza destacou a importância da participação popular nesta reabertura e a contribuição da Câmara Municipal com a educação através das artes. "O Espaço Cultural Zequinha Ciarlo' é um importantíssimo canal de comunicação com as pessoas deste universo consciente das artes", diz ele.
SERGIO RODRIGUES
Casado com Rosimeire de Mello Finotelo Rodrigues, Sergio é pai de Beatriz e Gabriela. Auto didata, começou seus rabiscos com o grafite aos 7 anos; dos 9 em diante, utilizou mais tinta a óleo. Sergio tem mais de 400 obras em todos os estilos, das quais 60% em pigmento natural de madeira. "Busco os galhos caídos que não estão podres e faço todo o lento processo para tirar a tinta", diz ele.
Ele já deu aulas de artes plásticas em sua casa e pela Prefeitura Municipal de Motuca. "Já desenvolvi trabalhos voluntários com crianças no Jardim Morumbi", relata. Há seis anos participa de exposições da Facira; já esteve na Bienal de Jaboticabal e em São Paulo. As obras Renascer' e Uma Vida de Mulheres' conquistaram Menções Honrosa. Sergio agradece: "Agora tenho um espaço que não conseguia antes na Casa da Cultura".
Objetivo é a permanência e o retorno à escola.
O Programa S0S Bombeiros no Resgate da Cidadania', é resultado de uma parceria entre o município (através da Secretaria da Saúde, Família e Bem Estar Social); o Corpo de Bombeiros e a Comunidade Espírita Cairbar Schutel', que através de uma equipe de funcionários e colaboradores voluntários mantêm o trabalho pelo quarto ano consecutivo. A permanência e o retorno à escola são os objetivos do Programa, visando o sucesso escolar, o fortalecimento das relações sociais e familiares, incentivo à participação comunitária, resgate de auto-estima e a construção de valores para a vida.
O Projeto é realizado no Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani', localizado na Avenida Cairbar Schutel, nº 426 (Vila Santa Cruz), de segunda a sexta-feira, em período inverso ao escolar, atendendo em média 35 crianças e adolescentes (de ambos os sexos, entre 10 e 14 anos) por período. Oferece atividades físicas, apoio escolar, artesanato, atividades dirigidas específicas do bombeiro, como primeiros socorros, prevenção de incêndios, etc., tratamento dentário e duas refeições diárias. Esporadicamente realizam-se passeios ecológicos e culturais.
O trabalho é coordenado por Leyre Mariani Chiozzini e Fátima Guil, que contam com o apoio das professoras Lygia Maria Bovo e Daniela Aparecida Novaes, além das voluntárias Elaine Cristina Leonardo (que realiza o trabalho de pintura em tela) e Meyre Viviane Tadeu nos demais trabalhos artesanais, tais como pintura em cerâmica, trabalhos com papel machê e o emborrachado EVA'. O bombeiro Serrano é o voluntário indicado pela Corporação.
PROJETO OFICINAS
Iniciado no ano passado, o Programa Oficinas' destina-se a adolescentes de 14 a 18 anos de ambos os sexos, oferecendo cursos de marcenaria, artesanato (pintura em cerâmica, madeira e confecção de embalagens) e de informática básica. Este trabalho é uma parceria da Comunidade Espírita Cairbar Schutel' com a Prefeitura Municipal, a Febem e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriama).
Coordenado por Fátima Guil, o Programa oferece aos adolescentes subsídios para a iniciação profissional. A Oficina de Marcenaria' tem a responsabilidade de Luciano Ribeiro de Souza Silva; a Oficina do Artesanato' tem a frente Meyre Viviane Tadeu. O Programa Oficinas' atende até 10 adolescentes a cada turma. O curso de informática iniciar-se-á dentro de aproximadamente 30 dias.
Edo Mariani e Sergio Rodrigues