A Câmara Municipal de Matão tem desempenhado seu papel de auxílio ao governo municipal nas definições de aplicações de recursos disponibilizados ao município, além de propor melhorias em atendimento das reivindicações da população. Na inauguração do denominado ‘Complexo da 15’, obra que resolveu a transposição da linha férrea na ligação com a região do Bairro Alto pelas vias 15 de Novembro e 28 de Agosto - por onde passam cerca de dez mil veículos diariamente-, houve também participação dos vereadores na assinatura da autorização das obras para evitar novas enchentes do rio São Lourenço, principalmente na área central da cidade.
Os vereadores aprovaram por unanimidade a celebração de convênio do município com o governo federal para o empréstimo aproximado de R$5 milhões para a construção de quatro represas de contenção de água de chuva. A população e comércio da área central convivem com problemas provocados por sucessivas inundações do rio São Lourenço desde a década de 50, segundo registros documentados. Para os representantes do Legislativo trata-se de importante iniciativa para atender a uma demanda de décadas. Porém, o alto custo destas obras só pôde ser viabilizado por meio de empréstimo junto ao governo federal. Desta forma, cada cidadão está dando sua parcela de contribuição.
Os vereadores também participaram das inaugurações de obras reivindicadas na Câmara pela população como a pavimentação e iluminação da Rua José Gonçalves entre a Vila Pereira e o Jardim Santa Rosa; rotatórias ‘Octacílio David’- na confluência da Rua Sinharinha Frota com a Via Melcíades Bottura, e ‘Raul Erasmo Capparelli’- em frente a Prefeitura; EMEI ‘João Féchio’ no Nova Cidade; praça do Jardim Paraíso I; e asfalto e galerias de águas pluviais construídas nas Vias José Vieira Priosti Júnior, Zelinda Gatti Alcausa e Espírito Waldemar Salto, no bairro do Retiro. A Câmara foi decisiva na liberação da negociações da Prefeitura para a implantação do novo programa habitacional ‘Portal Terra da Saudade’ que está em andamento. Os vereadores seguem trabalhando para ver cumpridas as leis municipais.