12 FEV 2015
Câmara dos Vereadores realizou reunião com diretores da Águas de Matão

Presidente da Câmara Sandro Trench fez o convite para que os representantes da Concessionária esclarecessem dúvidas sobre o valor cobrado na taxa de água e esgoto, principalmente na taxa mínima.

Diante de muitas dúvidas dos vereadores e da população sobre o aumento na taxa de água e esgoto realizado pela Concessionária Águas de Matão, o Presidente do Legislativo Matonense, Sandro Trench, convidou os Diretores da Concessionária Águas de Matão para uma reunião que aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, às 10h, no auditório “Oscar Lúcio Baldan”, na ACE – Associação Comercial Empresarial de Matão.

Vereadores e moradores de vários bairros da cidade puderam esclarecer alguns tópicos referentes a equiparação dos valores na taxa de água e esgoto e o valor mínimo cobrado de 0 a 10 metros cúbicos.

Por mais de duas horas, o Diretor Executivo Josélio Raymundo e o Presidente da Concessionária Águas de Matão, Jorge Amin, explicaram toda sistemática que envolve a concessão e os aumentos realizados. Na oportunidade, os representantes da empresa apresentaram todas as obras e serviços executados em 2014, além de detalharem os R$ 37 milhões investidos ao longo deste primeiro ano de concessão.

Além do Presidente da Câmara, Sandro Trench, participaram da reunião os vereadores: Valter Luiz Trevizaneli, Sidinei Calabres (China Calabres), José Amarante, Ednaldo Leão da Rocha, José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos), Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), a vereadora Carla Abu Kamel e o os assessores dos vereadores Francisco Oliveira de Paula e Diácono Sérgio Renato Brochetto.

O Presidente Sandro Aparecido Bellintani Trench solicitou aos representantes da Concessionária que, juntamente com o Executivo Municipal, realizem estudos para que seja implantada a Tarifa Social já que a tarifa mínima, que hoje é de R$ 43,14, tem sido alvo de reclamações da população.

“A Câmara está atenta ao cumprimento do seu papel de fiscalizadora e diante de muitas contestações é necessário buscar informações sobre os procedimentos da Concessionária Águas de Matão que tratam de questões de grande interesse público. Temos recebido diariamente reclamações da população, principalmente de baixa renda sobre os valores que estão sendo cobrados na conta de água e esgoto de nossa cidade. Precisamos urgentemente rever o valor cobrado na taxa mínima e implantar a tarifa social para atender essas famílias carentes que foram as mais afetadas por estes aumentos, aliás esta tarifa já deveria ter sido implantada antes do aumento”, disse Sandro Trench.

O Presidente da Concessionária explicou entre outras informações, a importância da tarifa social para quem realmente não tem condições de pagar a nova conta. “A tarifa mínima é necessária para custear a manutenção do sistema e evitar problemas de desabastecimento no futuro. Sabemos que essa mudança representa um impacto importante, por isso para contemplar os clientes de baixa renda estamos aprimorando a Tarifa Social”, disse Jorge Amin.