A Prefeitura de Matão aceitou parcelar dívidas dos moradores da extinta Caema em até 120 meses
Na última quarta-feira (10), síndicos e representantes dos moradores dos prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Jardim Paraíso, Jardim Las Lomas e Jardim Itália estiveram na Câmara Municipal de Matão para participarem de uma reunião com a presença do Presidente do Legislativo, vereador Agnaldo Navarro; com o representante da extinta Caema, Luiz Gonzaga Bussola; o Secretário da Fazenda, Sérgio Alves de Oliveira, representando o Executivo Municipal; Jorge Amin e Marcos Valério de Araújo, Presidente e gerente da Concessionária Águas de Matão, respectivamente. Estiveram presentes também os vereadores Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), Sandro Trench, Ednaldo Leão da Rocha (Nau), Sidinei Calabres (China Calabres), José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos), José Amarante, Carla Kamel e Valter Luis Trevizaneli, os demais vereadores ausentes foram representados pelos seus assessores parlamentares.
Durante a reunião, o Secretário da Fazenda informou que o prefeito, Chico Dumont, sensibilizado pela situação dos moradores dos prédios e dentro da legalidade, estendeu o Refis (Programa de Recuperação Fiscal) para as pessoas que tem dívida com o Poder Público referente a contas d’água da extinta Companhia de Água e Esgoto de Matão (Caema). O parcelamento poderá ser feito, isento de multas e juros, em até 120 meses (10 anos) na Prefeitura do município durante os meses de Janeiro e Março de 2015.
De acordo com Jorge Amin a Concessionária Águas de Matão fará uma reunião com os moradores de cada bloco dos prédios para solucionar os problemas devido a individualização. Amin afirmou que a Concessionária também vai estudar, seguindo a política da empresa, a possibilidade de parcelar as dívidas que muitos moradores já têm com a Águas de Matão. “Chegamos na cidade a pouco tempo e o problema já existia. Sinceramente este serviço de individualização dos prédios do CDHU não está no contrato de concessão, porém a empresa quer colaborar para a solução rápida deste problema e regularizar a situação dos moradores. Hoje, o que podemos fazer é a individualização por blocos dos prédios, já que infelizmente a Concessionária não têm orçamento para individualizar por apartamentos. Vamos nos reunir com os moradores e explicar a atual situação, afinal o que estamos nos propondo a fazer pode ser o início da solução”, explicou.
Navarro lembrou que os moradores precisam cobrar também a CDHU, empresa responsável pela construção dos condomínios e que colocou apenas um hidrômetro por prédio. “Não podemos isentar a culpa da CDHU neste erro, se hoje esses moradores estão com um problema grave como este, a culpa maior é deles e tem que ser responsabilizados por isto. Mas fico feliz que estamos conseguindo chegar num acordo. O Prefeito, Chico Dumont, irá parcelar, sem a cobrança de multas e juros, a dívida desses moradores, e a Concessionária Águas de Matão, mesmo sem ter obrigação, também se comprometeu a colaborar para chegarmos numa solução. Sei que o que os moradores querem é a individualização por apartamento, porém a empresa está propondo, de início, a individualização por blocos. Realmente esse pode ser o primeiro passo para um denominador comum. Mas como falei não podemos isentar a culpa do CDHU, vamos cobrar deles o que é de responsabilidade da Companhia Habitacional”, finalizou o Presidente da Câmara.
A partir de janeiro de 2015, a Prefeitura enviará o parcelamento possivelmente na conta d’água emitida pela Concessionária, assim como a Águas de Matão iniciará as discussões com os moradores dos prédios para resolver as pendências sobre a individualização.