Homenageado começou como cabeleireiro e hoje é um grande empresário do ramo imobiliário
A Câmara Municipal de Matão realizou na sexta-feira (14), a solenidade para entrega do Título de Cidadão Matonense ao senhor Sebastião Themoteo da Silva, atendendo o Decreto Legislativo n° 20/2013, de autoria da vereadora Carla Abu Kamel. A solenidade foi presidida pelo vereador Agnaldo Navarro e contou com a presença do vice-prefeito Wilson Luiz Bertachini (Moio), que neste ato representou o Prefeito José Francisco Dumont, os vereadores Dr. Sandro Trench; Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho); Jonas Vagner Garcia Filho; José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos); Sidinei Calabres (China Calabres); e Carla Kamel, além de Theodoro Marischen, Diretor Presidente da Fundação Marischen, familiares e amigos do homenageado.
Themoteo, como é conhecido por todos de nossa cidade, é natural de Agulha, Distrito da cidade de Fernando Prestes, nasceu em 1952, e é um dos grandes empreendedores do setor imobiliário da cidade de Matão, hoje um empresário bem sucedido.
Ainda muito cedo, o homenageado iniciou suas atividades profissionais auxiliando seus pais no trabalho rural, e assim que completou 18 anos deixou sua cidade natal e se mudou para Cândido Rodrigues, onde aprendeu a sua primeira profissão, a de cabeleireiro. Em meados de 1973, fixou residência em Araraquara onde passou a trabalhar no Salão “São Paulo”, uma vez que já tinha alguma experiência nessa profissão. Entre seus clientes conheceu Maria Tereza Ruocco, que residia em Matão, onde mais tarde se tornaria sua fiel companheira e esposa.
Após adquirir experiência suficiente, resolveu abrir seu próprio negócio em Matão, fato que aconteceu em 1976, onde surgia o Salão “Stille”, na Rua João Pessoa no centro da cidade. Sua clientela aumentava a cada dia e que levou Themoteo a expandir seus negócios abrindo seu segundo Salão, o “Mustache”.
Além de dominar a arte de cortar cabelos, Themoteo tinha o dom de vender imóveis, e enquanto exercia sua profissão, aproveitava para vender casas e terrenos. Foi assim que descobriu que era capaz de iniciar uma segunda profissão, a de corretor de imóveis. Em 1988, junto com mais dois amigos, Édio e Gabriel, criaram a Imobiliária Santa Luzia, realizando assim o sonho de montar seu próprio negócio no ramo imobiliário.
O homenageado lembra que no início eles trabalhavam apenas com a compra, venda e locação de imóveis, e, com o passar dos anos, passaram a empreender loteamentos, sendo os primeiros no bairro Monte Carlo. Depois fizeram o planejamento, loteamento e venda do bairro Maria Cândida e o loteamento de chácaras nas imediações da cidade.
Sebastião Themoteo da Silva sempre buscou na família o amparo necessário para o sucesso na vida profissional e prova disso é a união que mantém até hoje com a esposa Maria Tereza, que lhe deu duas filhas maravilhosas: Andréia (29), fisioterapeuta, casada com Carlos, mãe da primeira netinha Maria Eduarda, e Adriana (25), farmacêutica, que recentemente se casou com Paulo. “Foi aqui que construí minha família, meu trabalho, minha vida. Matão é tudo para mim! É aqui que pretendo ficar, procurando colaborar sempre com a evolução da cidade”, disse nosso homenageado.
De acordo com a autora do Decreto, vereadora Carla Kamel, a homenagem faz jus ao empresário que muito contribuiu para o desenvolvimento de Matão. “Sebastião Themoteo colaborou e muito para nossa cidade. Teve dois salões onde diariamente atendia muitas pessoas comprovando a arte de cortar cabelos. Anos após, juntamente de outros sócios, criou a Imobiliária Santa Luzia e depois montou a Matão Empreendimentos o que colaborou e muito para o desenvolvimento do nosso município. Estou muito feliz em ser a autora desta importante honraria, pois é uma grande pessoa e um incomparável cidadão”, explicou Carla Kamel.