Homenageadas receberam o Certificado “Enfermeira Luzia Valila do Nascimento” por se destacarem na tão importante causa que é a doação de leite humano
Na última sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Matão realizou uma Sessão Solene para outorga do certificado “Enfermeira Luzia Valila do Nascimento”, no qual homenageou três mães por se destacarem como voluntárias na doação do leite materno para o Posto de Leite Humano de Matão. As homenageadas foram: Helen Silvia Rosa Coelho, Janaina Marcílio Dantas e Tais dos Reis Silva Viveiros.
A solenidade fez cumprir o Decreto Legislativo n°. 04/2013, de autoria do vereador Dr. Luiz José Cerqueira (PSDB), subscrito pelos vereadores Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho – PT), Sérgio Renato Brochetto (Diácono Serginho – PSL) e Francisco Oliveira de Paula (Sargento De Paula – PP).
Além do autor da propositura, também participaram da sessão os vereadores Sidinei Calabres (China Calabres), Diácono Serginho e o Cidinho, que no ato presidiu a solenidade. Fizeram, ainda, parte da mesa a Secretária de Saúde do Município, Mara Capparelli, e a Coordenadora da Coleta do Posto de Leite Materno, Thais Baldan. “Essa é uma homenagem muito especial, algumas mães nos procuram para obter informações sobre a amamentação, e acabam sendo doadoras como é o caso das três homenageadas, por exemplo, que acabaram se tornando doadoras do leite materno e colaborando para que os bebês da UTI Neo Natal pudessem contar com este alimento tão importante para o seu desenvolvimento. Por isso, gostaria de agradecer a todas mamães que ajudaram e que continuam ajudando através da doação do leite humano”, disse Thais.
De acordo com o autor do Decreto, vereador Dr. Luiz José Cerqueira, que é médico pediatra, essa é uma justa homenagem a estas mulheres que colaboram com o próximo. “Sempre quis homenagear estas pessoas especiais, batalhadoras, exemplo de dedicação e de amor ao próximo e escolhi o nome do Certificado da saudosa enfermeira Luzia Valila do Nascimento, que sempre doou seu leite a outros bebês que necessitavam do alimento, num ato de amor e bondade. Algumas mães, depois que os bebês nascem, se deparam com a insuficiência de leite para a amamentação. Outras mulheres produzem um volume de leite que ultrapassa a necessidade do seu filho, o que possibilita que elas sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. Esses bancos ajudam as mamães com pouco leite no processo de aleitamento materno e são fundamentais no tratamento de bebês em situação de risco nas UTIs neonatais”, explicou Cerqueira.