Comarca comemora 50 anos com homenagens
Comemoração do Jubileu de Ouro' destaca funcionários, escrivães e juizes.
A solenidade em comemoração ao Jubileu de Ouro' da Comarca de Matão prestou honrarias a juizes, escrivães e funcionários, tanto atuais quanto outros que atuaram nesses 50 anos de história. A celebração reuniu os Três Poderes': Executivo, Legislativo e Judiciário defronte ao prédio do Fórum; na Rua 7 de Setembro (interditada ao tráfego de veículos), a Banda de Concerto Infanto-Juvenil se apresentou.
Entre as pessoas que assinaram a Ata de Instalação, receberam placas Carlos Vital Olson, Oscar Baldan, Osvaldo Rossi e Zilda Rossi Silveira Leite. A solenidade contou com um discurso saudoso e emotivo do desembargador Olavo Camargo Silveira, representante do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Elias Tâmbara.
Os prefeitos Tinho Bellintani e Adauto Scardoelli representaram o Poder Executivo; o presidente da Câmara, Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), fez a parte do Legislativo. A 82 subseção da OAB foi simbolizada por Marcos Simardi. Dos juizes que passaram pela Comarca de Matão receberam as honras Luiz Carlos Ribeiro, Élcio Trujillo e Silvia Estela Gigena.
Na comemoração, receberam placa os atuais juizes: Claudia Ribeiro (1ª Vara); Cássio Ortega de Andrade (2ª) Gustavo Carvalho de Barros (3ª). Os promotores em atividade neste cinqüentenário da Comarca de Matão são: Guilherme Athayde Ribeiro Franco (1ª Vara); Patrícia Sguerra Vita e Castro (2ª) e Walter Manoel Alcauza Lopes (3ª).
Juizes, escrivães e funcionários foram destacados na comemoração do Jubileu de Ouro'
Paulo Augusto Bernardi foi mestre de cerimônia. Luiz Francisco Fernandes destacou nomes de juizes, promotores e funcionários que contribuíram com a história jurídica. Na citação, Luiz Fernandes citou o Jornal A Comarca , cuja principal luta foi pela implantação da Comarca de Matão. Uma placa alusiva ao Jubilei de Ouro' foi descerrada pela diretora do Fórum local - juíza Claudia Ribeiro - e pelo prefeito de Matão, Adauto Scardoelli.
9 DE JULHO DE 1955
A oficialização da Comarca de Matão e a conseqüente emancipação jurídica aconteceram no dia 9 de julho de 1955, em cerimônia no prédio da atual Casa da Cultura, onde já funcionaram a Prefeitura e a Câmara Municipal de Matão. O prefeito Adauto Scardoelli destacou que em 1998 - na sua primeira gestão - foi instalada a 3ª Vara e que tramita na Assembléia Legislativa um anteprojeto para a criação da 4ª Vara.
Uma área de 12,6 mil m² no Monte Carlo já foi liberada pela Câmara Municipal, em projeto prefeito Adauto Scardoelli para a construção de um novo prédio ao Fórum local, inicialmente com oito módulos. O que estiver ao alcance da Câmara, será feito. Nós empenharemos para auxiliar o Executivo e o Judiciário no propósito do novo Fórum, resume o presidente da Câmara, Cidinho.
Os Três Poderes': solenidade dos 50 anos da Comarca de Matão reuniu Judiciário, Executivo e Legislativo.
Diante da placa: homenageados e representantes dos Três Poderes' descerraram a placa do Jubileu de Ouro'.