A 4ª Companhia da Polícia Militar apresentou os números das atividades feitas no primeiro semestre do ano em audiência pública promovida no plenário da Câmara Municipal. Em seguida, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) teve a primeira reunião de trabalho da nova diretoria. O presidente da Casa Legislativa, Edinardo Esquetini, voltou a posicionar a abertura de espaço para as ações de interesse da população.
O comandante PM capitão Gilson Miguel Gomes da Silva exibiu o quadro comparativo de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado. O número de furtos de janeiro a maio foi menor neste ano com 24 ocorrências contra 28 de 2007. Já, os furtos em veículos passaram de 23 para 34 registros. Outro problema enfrentado é a falta de conscientização dos cidadãos que insistem em passar trotes. Foram mais de 12 mil ligações registradas sem fundamento ao telefone de emergência 190, somente nos primeiros meses de 2008.
Dentre os assuntos levantados nas discussões abertas tiveram maior ênfase o projeto de monitoramento por câmeras que é apoiado pelas polícias, a perturbação ao sossego público ainda reclamada na Nova Matão, e o estudo para criação de legislação que limite a venda de bebidas alcoólicas em bares após às 22 horas- tema defendido pelo representante do Ministério Público, Guilherme A. Ribeiro Franco, promotor de Justiça.