Matão Mais Verde completa aniversário na Câmara
Com cerca de 4 mil árvores plantadas em Matão o inovador projeto Uma Nova Vida- Matão Mais Verde completou um ano de vida expondo seus trabalhos e estrutura com o uso da tribuna livre na Câmara Municipal. Foram 13 plantios em diferentes regiões da cidade contemplando todos os nascimentos registrados em cartório. A iniciativa já é ‘exportada’ para outros municípios.
Os números do projeto que prevê o plantio de uma árvore na cidade a cada registro de nascimento realizado são comemorados. Tudo começou na Conferência Municipal de Educação, Cultura e Meio Ambiente que debateu ações voltadas as questões de preservação ambiental. Desde então, há muito trabalho voluntário para a recuperação de áreas degradadas do cenário urbano, arborizar as ruas, manutenção das áreas verdes, proteção do meio ambiente e, principalmente, conscientização da população sobre a importância da preservação da natureza para uma vida mais saudável.
O coordenador do projeto, Adão Manoel Christino, destacou as parcerias que viabilizam as atividades, a voluntariedade e a doação de mudas pela classe empresarial e por integrantes da sociedade. “Todos os envolvidos no projeto são importantes, a começar pelos cartórios de registro civil de Matão e São Lourenço do Turvo que, além de atuarem como incentivadores, são os responsáveis pelo catálogo de todas as informações a respeito das crianças registradas. É muito bom expor nossas conquistas nesta Casa dos cidadãos”, disse.
A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo é importante aliada do projeto. Os plantios acontecem no segundo domingo de cada mês. “O Matão Mais Verde é um grande exemplo de como a sociedade pode colaborar com uma cidade melhor. Esta ação de cidadania é transformadora e ideal ao momento de apelo para a preservação do ambiente em que vivemos. O Legislativo tem cumprido seu papel criando leis e encaminhando solicitações de medidas para a melhoria urbana, bem como incentivando projetos sérios cujo resultado beneficie a população”, declara Edinardo Esquetini(PSB), presidente da Câmara.