AO VIVO: Transmissão ao vivo de Câmara Municipal de Matão - Vídeos

Documento sem título

Câmara reduz prazo de concessão de áreas em ano eleitoral

O prazo era de180 dias, caindo para 90

Com a aprovação de todos os vereadores, na sessão passada, o projeto de emenda do vereador Edson Corrêa (PMDB) modifica texto da Lei Orgânica do Município de Matão, reduzindo de 180 dias para 90 dias o prazo para concessões ou autorizações de áreas.

“Ocorre que muitos empresários que aguardam a liberação de terrenos para ampliação e construção de suas empresas e que já formalizaram seus pedidos junto à Prefeitura, cujos processos estão em andamento, corriam risco de serem prejudicados, como rezava a L.O.M., justifica o vereador China.

“Todos os vereadores entenderam o espírito da Emenda, em benefício daqueles que esperam com grande expectativa a concessão de um terreno para construção ou ampliação de sua empresa”, conclui o vereador.

Reserva aos deficientes

Também aprovado o projeto de lei tornando-se “obrigatória” a destinação de pelo menos 3 vagas de estacionamento exclusivo a portadores de deficiências em supermercados e estabelecimentos bancários. De acordo com a matéria, de autoria do vereador José Guilherme Monteiro de Castro, os locais devem estar devidamente sinalizados com o símbolo universal de acesso de deficientes.

“O acesso dos veículos que estejam sendo dirigidos ou transportem pessoas portadoras de deficiências é totalmente gratuito. Aos infratores caberá uma multa de R$ 100,00 e em dobro a cada reincidência.

“A receita proveniente das multas reverterão aos fundos das entidades que cuidam de deficientes”.

Uso Racional da Água

Outra matéria, considera de elevada importância e aprovada por unanimidade refere-se à instituição no município de Matão da “Semana de Conscientização do Uso Racional da Água” e dos cuidados às nascentes, mananciais e rios.

O projeto de lei de autoria do vereador Aparecido do Carmo de Souza (PT) fixa o dia 22 de março, Dia Internacional das Águas como data para uma conscientização da comunidade.

A CAEMA – Companhia de Águas e Esgoto de Matão, com a participação do Poder Executivo, Legislativo e da sociedade civil (associações, igrejas, sindicatos, clubes de serviço, escolas, polícias militar e civil), num trabalho de parcerias , elaborará a programação e realizará os trabalhos.

Caberá ao prefeito municipal nomear por decreto uma equipe de representantes dos setores aludidos , com a coordenação do superintendente da CAEMA.

O projeto é claro no artigo 2º:

“Todos os trabalhos, palestras, fóruns, teatros, exposições culturais, caminhadas, visitas a locais específicos como rios, nascentes, mananciais, poços, terão caráter de formação , de modo a chamar a responsabilidade pessoal e de toda a comunidade, dando os seguintes enfoques:

•  A água como um elemento da natureza de direito de todos os seres vivos.

•  A água como um patrimônio público, não comercializável .

•  A responsabilidade ambiental, social e econômica de toda a população com relação ao uso, ao sistema de abastecimento e do tratamento dos resíduos do dejetos antes de devolver aos leitos dos nossos rios.