Immes e Politécnica tem os melhores resultados do Enade
O desempenho dos cursos de Administração e Direito existentes em Matão, os melhores da região na avaliação do Enade(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) provocou nova abertura de debate na Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Edinardo Esquetini, defende a idéia de massificar a valorização das instituições do município e a readequação do sistema de subsídio de transporte dado pela Prefeitura para estudantes de outras cidades em detrimento da sobra de vagas locais.
Em requerimentos de congratulações os vereadores aprovaram por unanimidade o sucesso dos cursos de Administração e Direito do Immes(Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior) e de Administração da Faculdade Politécnica de Matão(FPM) nas provas aplicadas e avaliação de estrutura do Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) durante o exercício de 2006.
O IDD Conceito(Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), principal indicador na análise de dados com pontuação de 1 a 5, foi melhor para o Immes que teve nota 4 nos dois cursos em atividade, perfazendo a melhor pontuação entre todas as faculdades da região. No caso de Administração da FPM a média 3 foi superior entre as faculdades privadas, a frente de Uniara que teve conceito 2 e Unip, também com 3.
Enquanto alunos, professores e dirigentes educacionais comemoram os números compilados, Esquetini quer voltar a discutir a concessão de benefícios de transporte para estudantes matonenses que ingressarem nos mesmos cursos disponíveis em Matão em instituições de outros municípios. “Os cursos superiores daqui têm as melhores notas da região. Temos que valorizar mais essa qualidade de Matão, muitas vezes os pais imaginam que o filho indo para Araraquara vai ter uma melhor formação e não é um pensamento lógico. Por estes índices não significa que os alunos de Uniara e Unip tenham vantagem, exemplificando. O exame é uma avaliação feita dos alunos, mas eles transmitem tudo aquilo que os professores e a instituição lhes deram. O que é bom a gente tem que defender. Administração da Uniara está 50% abaixo da avaliação do Immes que tem ótimos professores e Direito perde de longe neste comparativo. Não é justo ver a dificuldade das instituições que se esforçam em Matão para preencher vagas em vestibulares e ter o município contribuindo com o êxodo dos mesmos cursos oferecidos. Não sou contra subsidiar a Educação em todos os níveis, porém este critério de gratuidade de transporte a outras cidades para alunos de cursos que existem aqui precisa ser revisto. Claro que esta medida não pode ser tomada em relação aos cursos que Matão não possui”, argumentou Esquetini.