25 ABR 2024
Câmara concede Títulos de Cidadania a líderes religiosos do município
Honrarias foram entregues por indicação do vereador Robinho Ramos
Na última quinta-feira (18), a Câmara Municipal realizou sessão solene para outorga de Títulos de Cidadãos Matonenses ao Pastor Flávio Joaquim de Souza e ao Bispo Aguinaldo Moreira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ambos os líderes religiosos à comunidade local.

O vereador Robinho Ramos, autor das proposituras, destacou a trajetória de dedicação e amor ao trabalho eclesiástico dos homenageados. "A concessão desses títulos é uma forma de expressar nossa gratidão e reconhecimento à dedicação de vocês em servir ao próximo e disseminar os valores da fé e da solidariedade", declarou.

Para o presidente China Calabres, a escolha dos homenageados representa o compromisso da cidade de Matão em valorizar e celebrar aqueles que fazem a diferença, dedicando suas vidas ao bem-estar da comunidade.
Por sua vez, os homenageados expressaram sua sincera gratidão pelas honrarias recebidas, reconhecendo que estas representam uma renovação do compromisso em continuar trabalhando incansavelmente em prol do próximo e da comunidade.

Trajetórias

Flávio Joaquim de Souza, denominado como Pastor Flávio, nasceu na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo, porém, logo mudou-se para Matão onde construiu sua trajetória que perdura e resulta em benefícios para o município. Passou sua infância e adolescência conhecendo e vivendo na cidade, estudou e logo entrou no mercado de trabalho.

Na juventude iniciou sua vida profissional no antigo Supermercado Palomax, com o cargo de empacotador, também trabalhou na Fazenda Cambuy, nas safras de laranja, presenciando a potência da economia da laranja no interior de São Paulo. E, por fim, trabalhou durante 10 anos na empresa de maquinários agrícolas, Marchesan. Presenciou um dos aspectos que Matão tem de melhor, a indústria e o comércio. Mas não parou, continuou a caminhada com o trabalho eclesiástico.

São 24 anos de trabalho missionário e se dedica a sociedade matonense para a reestruturação da justiça social, atua com pessoas em situação de vulnerabilidade social e dependentes químicos. É pastor da Assembléia de Deus Maanaim que fortalece o trabalho social oferecendo mensalmente assistência a 25 famílias juntamente com cestas básicas. Por meio da palavra de Deus dissemina o amor por quem encontra, dedica-se ao trabalho eclesiástico em Matão como também é pregador da palavra, conferencista e viaja aos demais Estados do Brasil ministrando congresso, como também, é professor de teologia no Instituto Ibadep.

Aguinaldo A. Moreira, nasceu no dia 01 de novembro de 1974, na cidade de Nova Esperança, interior do Estado do Paraná, filho de Miguel Moreira e Helena Tavares da Silva.

Mudou-se para o município de Matão em 1980, pela ocasião da mudança de seus avós maternos, em busca de melhores oportunidades. Começou a trabalhar aos 11 anos de idade para ajudar no sustento familiar enquanto estudava e frequentou as seguintes escolas, a Escola Estadual Prof.Odone Bellini, E.E. Prof. Chlorita Martins Penteado e na Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho.

Casado há 28 anos com Alessandra de Souza Moreira com quem tem 2 filhos, Rafael Junior Moreira de 26 anos e Asafhe Moreira de 10 anos. É avô de uma neta com 1 ano e 10 meses chamada Antonella.

Foi chamado por Deus ao ministério pastoral o que o fez cursar bacharel em teologia e consagrado pela Convenção Batista Renovada no ano de 2000, acreditando que Deus é a resposta para as questões da humanidade.  Anos depois, em 2013, foi ordenado ao Episcopado exercendo a função de Bispo como cobertura espiritual de outros pastores, sempre atuado na cidade de Matão.

Ao longo desses anos muitas pessoas foram transformadas e lares restaurados pelo poder do evangelho. Atualmente, o Bispo Aguinaldo trabalha como empresário no ramo de confecção. Formou-se na segunda graduação em Bacharel em Direito e está iniciando na advocacia, trabalhou na prefeitura de Matão, no final da última gestão, como chefe de gabinete, mas sempre priorizando o seu chamado de servir ao próximo e alcançar as vidas para Cristo através do evangelho.